Foto: Divulgação

A 3ª edição da Feira Literá
ria de Mucugê (Fligê) será realizada na cidade da Chapada Diamantina, entre os dias 16 e 19 de agosto, com programação diversificada. Este ano, o tema central da Fligê, que conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), será Literatura e Resistência: A vida nos rastros da palavra, destacando o protagonismo feminino. Entre os nomes confirmados estão a filósofa e escritora Márcia Tiburi, a poeta Elisa Lucinda, o cantor e compositor Chico César e o ativista e político Jean Wyllys.

Também marcará presença no evento a ensaísta Helena Buarque de Hollanda, que fará a palestra de abertura. Além do encontro com os autores, a Fligê vai promover conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, contação de histórias, projeção de filmes, oficinas, entre outras atividades.

A nova edição da Fligê ganhou lançamento no Museu Regional de Vitória da Conquista, no último dia 11, com o objetivo de divulgar sua programação por toda a área de influência da Chapada e do sudoeste baiano. “Por meio de uma homenagem a um coletivo de mulheres e à escrita feminina, vamos contar com uma grande programação que pretende expressar o que precisa mudar, no sentido dos direitos da mulher”, afirmou a professora Ester Figueiredo, curadora da Fligê.

A curadora contou ainda que a programação vai acontecer em diferentes espaços da cidade e atenderá a públicos de perfis diversos. Realizada pelo Coletivo Lavra, nesta terceira edição, a Fligê tem como objetivo se consolidar como um dos mais importantes eventos literários do estado.

Mucugê

Com cerca de dez mil habitantes, o município de Mucugê é uma das pequenas joias da Chapada Diamantina. Foi lá que, na primeira metade do século XIX, apareceram os primeiros diamantes que batizaram toda a região. A beleza e simplicidade do seus casarios e ruas, a vista para os chapadões e o original cemitério de estilo bizantino, único do Brasil, estão entre as suas atrações. Mucugê é tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan). Rodeada por montanhas, a temperatura média na cidade é de 19˚C.



SECOM/GOV-BA

Poste um comentário