Imagem relacionada

Imagem relacionada

Simões Filho, 26 de 2018. Por Diego Oliveira. 



A Secretária de saúde do estado da Bahia (Sesab), trouxe em nota oficial nesta segunda-feira (25), que durante os dias 22 e 25 de Junho já foram feitos 75 atendimentos a queimados vítimas de fogos e explosões de bombas nas festas de São João no estado da Bahia. 

De acordo com a Sesab, o Hospital Geral do Estado, em Salvador, teve o maior número de ocorrências relacionadas aos festejos juninos, com um total de 43 atendimentos, sendo 11 vítimas de queimaduras por fogos e 32 por explosão de bomba. 

Já no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, também referência para o atendimento a queimados, deram entrada 14 pessoas vítimas de queimaduras. 

No interior do estado, foram registrados atendimentos nos seguintes hospitais: Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana (4); Hospital Geral de Itaparica (1); Dantas Bião, em Alagoinhas (1); Hospital Regional de Juazeiro (7); Hospital Regional da Chapada, em Seabra (3), e Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus (2). 

Em Salvador, aconteceu 36 casos de queimaduras até a manhã desta segunda-feira. A maioria das vítimas são crianças de 7, 8, 10, 11 anos. Jovens de 19 anos, adultos também, e até um senhor de 60 anos também foi vítima de queimaduras. 

Orientações 

O aspirante a oficial do Corpo de Bombeiros, Wellinton Correia Mello, diz que a primeira recomendação é comprar fogos apenas em lojas vistoriadas pela corporação 

Outra dica é para que o lançamento dos foguetes seja feito apenas em lugares espaçosos, com circulação de ar e também descobertos, para não bloquear a trajetória da carga. “Não se deve acender os fogos próximo ao rosto, apontar o produto em direção a outra pessoa e nem colocar o produto em garrafas ou tijolos”, explica o militar. 

O bombeiro lembra que outro erro comum é tentar reacender o foguete depois do produto ter falhado. “Essa é a maior causa de ocorrências”. 

O consumo de bebida alcoólica também é um fator que leva a acidentes. “Fogos de artifício e bebida alcoólica são produtos que não combinam”. 

No caso de acidente, Correia orienta que a vítima lave a parte atingida com água corrente e, em caso de hemorragia, estanque o local atingido e eleve o ferimento.

Poste um comentário