Por Juliana Rodrigues do Metro 1
[Cenário do coronavírus é 'preocupante', mas órgãos de Saúde estão preparados, diz infectologista]
[Cenário do coronavírus é 'preocupante', mas órgãos de Saúde estão preparados, diz infectologista]
Foto : Matheus Simoni / Metropress




O infectologista Antônio Bandeira, presidente da Sociedade Baiana de Infectologia e integrante da Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia, afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole, que o atual cenário da pandemia de coronavírus no Brasil é preocupante pela capacidade de circulação do organismo. Segundo o médico, o surto veio em um momento "muito crítico", exatamente no período onde ocorrem mais eventos de massa e aglomerações, como o Carnaval e demais festas populares. Mesmo assim, ele considera que há um "movimento mundial" para combater o vírus e avalia que o Ministério da Saúde está tomando as atitudes necessárias, bem como a Secretaria de Saúde da Bahia.

"Eu diria que, nesse aspecto, a gente teve uma mobilização muito grande e até preventiva. Estamos, pelo menos dentro da Sesab e de alguns locais privados, trabalhando há mais de um mês capacitando as pessoas e modificando o fluxo de atendimento pra que a gente possa se preparar, nesse momento, pra atender as pessoas, por um lado, e prevenir que haja transmissão até dentro das unidades hospitalares. Agora, nós vamos ter uma necessidade de vagas de UTI que já está sendo prevista, porque a Itália já mostrou que será necessário", disse.

Bandeira reforçou as formas de prevenção da doença (veja abaixo) e respondeu perguntas de ouvintes sobre o uso de máscaras hospitalares. Segundo o infectologista, a prática não é recomendada a pessoas sadias, mas pode ser benéfica a indivíduos de idade mais avançada que utilizem o transporte público em horários de pico.

Outra dúvida respondida pelo médico foi sobre os riscos oferecidos por produtos importados da China, país onde houve o primeiro foco do vírus. "Tem muitas notícias equivocadas circulando. Não há problemas em receber material da China ou de qualquer outro país do mundo, até porque todo material que chega na sua casa não está limpo. Foi manipulado por dezenas de pessoas, com um monte de bactérias etc. A gente, sempre que vai manipular qualquer coisa, e antes de levar a mão aos olhos, à boca, ao nariz, pegar algum alimento, a gente precisa lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Então, pode ficar tranquilo e abrir seu material vindo da China", recomendou.
Confira as formas de prevenir o coronavírus:
Higienizar as mãos constantemente com álcool gel ou água e sabão;
Não circular em ambientes de aglomeração;
Ao tossir, cobrir boca e nariz com lenço descartável ou o antebraço, lavando frequentemente as mãos
Evitar tocar mucosas (olhos, nariz e boca)
Não compartilhar objetos de uso pessoal
Limpar regularmente o ambiente e mantenha-o sempre ventilado
Evitar contato próximo com pessoas sintomáticas
Não visitar recém-nascidos, gestantes, pacientes fragilizados e pessoas idosas se estiver com sintomas
Caso precise viajar para áreas potenciais de risco, converse com seu médico

Poste um comentário