Por: Reginaldo Dias em 17.04.2020
A fé da ciência e a ciência da fé | United Methodist News Service
Ciência e Fé: aliados amigáveis, não inimigos hostis | Culturateca
























Sangue de Cristo tem poder, Aché, Epá Babá Oxalá/ Exê Babá, meu Padim Cícero, Salaam Aleikum, Shalom... Algumas dessas manifestações de fé que a humanidade pratica no seu dia-dia. Pelo mundo afora existem outras infinidades de demonstrações de fé das pessoas a um Deus. Acreditamos e praticamos essa liturgia sendo quase que impossível esse deslocamento da vida e a fé. Nesse universo divino outro ponto a ser observado é conhecimento do ser humano através da Ciência. 



“A Ciência em sentido estrito refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico...” A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca fatos, os mais gerais e abrangentes possíveis, bem como a aplicação das leis cientificas. ” Site https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia 



Nos últimos dias ficou exposta esse mundo da Fé e da Ciência, quando a luz das recomendações da OMS, cientistas médicos recomendavam o recolhimento social pelo mundo afora, para diminuir a curva dos infectados. No Brasil as autoridades baixavam normas para evitarem aglomerações, mas deixando de fora espaços religiosos, alguns desses espaços divinos continuaram praticando sua fé, mas utilizando de recursos tecnológicos. 



A Ciência e a Fé caminham juntos com o surgimento ser humano na Terra, mas sua convivência sempre foi pautada de divergências com o mundo religioso. Um exemplo clássico desse enfrentamento foi por muito tempo com a Igreja Católica, Galileu em suas observações teve sérios problemas com Igreja. Na luz dos dias de hoje vejo a Ciência de novo sendo confrontada com a Fé, os Lideres de Igreja Evangélicas, não todos é verdade, mas se recusando a fechar seus templos religiosos os dizendo que eram lugares de refúgio dos fiéis para acalantar as suas dores espirituais. 



Agora junte a isso a interferência política nas ações em que a ciência é solicitada a ajudar na busca de soluções cientificas. Pelo mundo afora autoridades políticas que a princípio fizeram vídeos, deram declarações na contramão das recomendações da ciência médica a respeito do recolhimento social, vieram a público pedir desculpas a sociedade, temos como exemplo o prefeito de Milão na Itália. 



Somos todos expostos a essas divergências de visões, porém esperamos que as autoridades políticas, religiosos e cientificas estejam a luz das suas responsabilidades, e que suas decisões sejam em conformidade a salvar vidas, e que saiam da linha do extremismo, pois já disseram “que a economia recuperamos, mas a vida não”.







REGINALDO DIAS;
Historiador baiano nascido em  Simões Filho.  Formado pela Universidade Jorge Amado, Pós Graduação - História Social e Política do Brasil.


 



Poste um comentário