TRE-BA inicia a campanha “Por Elas”, de incentivo à participação feminina na política

Influenciadoras, artistas e jornalistas foram convidadas à mobilização, cujo lema também remete à sustentabilidade: “Plante essa ideia”; co...





Influenciadoras, artistas e jornalistas foram convidadas à mobilização, cujo lema também remete à sustentabilidade: “Plante essa ideia”; conteúdos serão publicados a partir desta terça (9/11)






Por: Ascom/TRE-BA 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia dará início, nesta terça (9/11), a campanha “Por Elas”, de incentivo à participação feminina na política. O objetivo é conscientizar a população sobre a representatividade de mulheres no cenário nacional, onde elas são mais da metade do eleitorado brasileiro, mas ocupam apenas 15% dos cargos eletivos no país.

“Por Elas” propõe uma reflexão a partir de abordagem diversa, que dialoga com a história feminina nas eleições e vai além, trazendo desafios para as candidaturas de mulheres e a desigualdade de oportunidades. A iniciativa é da Comissão de Participação Feminina do TRE-BA, presidida pela Desembargadora Eleitoral Zandra Parada, integrante da Corte do TRE baiano.

De acordo com a magistrada, a equidade de gênero na política brasileira depende de uma transformação na estrutura da sociedade patriarcal. “Essa campanha defende que sejamos vistas por nós mesmas e por outras mulheres, porque somos a maioria das eleitoras, mas ainda não usamos isso a favor do nosso voto”, observa a Desembargadora Eleitoral.

O conceito de “Por Elas” também faz referência à sustentabilidade, associando a participação feminina na política a uma ideia que precisa ser plantada. O TRE-BA distribuirá 200 kits – contendo vaso, terra e semente – para mulheres – entre influenciadoras, artistas, jornalistas, deputadas estaduais e federais da Bahia – chamadas para aderir à campanha, cujo lema é “Plante essa ideia”.

Nenhuma a menos

Durante uma semana, o TRE-BA movimentará as redes sociais com postagens de conteúdos sobre as primeiras mulheres eleitas no país e o perfil das eleitas atualmente. Além disso, serão abordados temas desafiadores, como a violência política de gênero, a proporção entre cargos disponíveis, além de uma reflexão sobre candidatas de fachada, popularmente chamada de “candidatura laranja”.

Para a Secretária-Geral da Presidência do TRE-BA e membro da Comissão de Participação Feminina, Thais Habib, a campanha “Por Elas” reflete uma preocupação constante do Tribunal em atuar para que mais mulheres ocupem espaço na gestão pública e sejam respeitadas com igualdade de direitos. “Considerando o histórico social de silenciamento, exclusão e violência contra a mulher, o que foi agravado com a pandemia de Covid-19, é muito importante que o TRE-BA atue nessa mobilização, para que tenhamos Eleições Gerais em 2022 com mais campanhas femininas, mais candidatas, e que isso reflita em mais pautas pelos direitos das mulheres”, declara.

A campanha tem como peça principal um vídeo que trata da maior parte do conteúdo e conta ainda com a mobilização das influenciadoras como vozes da sociedade civil. “O TRE-BA fez questão de acionar mulheres em sua diversidade, para que esse movimento contemple a cidadania e não se limite à classe social, raça, identidade de gênero, religião ou afinidade partidária. A intenção é formar uma rede de mulheres com lugar de fala sobre os direitos de todas. O Tribunal está propondo uma ação que dê frutos, iniciando um novo ciclo de conquistas”, explica Gardênia Lima, Relações Públicas, da Assessoria de Comunicação e Cerimonial, e responsável pelo conceito da campanha.

Plante essa ideia

O TRE-BA pede para que qualquer publicação sobre a campanha, inclusive o recebimento do kit, seja feita apenas a partir desta terça (9/11), data do lançamento oficial de “Por Elas”. Neste dia, cada mobilizadora convidada pelo Tribunal receberá, via direct no Instagram, o vídeo da campanha. Para o Eleitoral baiano, será muito importante a partilha do vídeo nos mais diversos perfis das redes sociais.

A ideia é multiplicar todas essas vozes femininas no feed do Instagram, falando sobre o que as mulheres querem. Esse conteúdo deve ter até cinco segundos. A organização da campanha entrará em contato com as influenciadoras, também via direct, com mais detalhes sobre a gravação do conteúdo.



COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: TRE-BA inicia a campanha “Por Elas”, de incentivo à participação feminina na política
TRE-BA inicia a campanha “Por Elas”, de incentivo à participação feminina na política
https://1.bp.blogspot.com/-e9tow0H5B2I/YYsmIluDTdI/AAAAAAAAJKY/WoEEr7tqtGEpdeOKdkbz4dC4glBfEKJtwCLcBGAsYHQ/w640-h308/unnamed%2B%25281%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-e9tow0H5B2I/YYsmIluDTdI/AAAAAAAAJKY/WoEEr7tqtGEpdeOKdkbz4dC4glBfEKJtwCLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h308/unnamed%2B%25281%2529.jpg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2021/11/tre-ba-inicia-campanha-por-elas-de.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2021/11/tre-ba-inicia-campanha-por-elas-de.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago