Morreu na madrugada desta sexta-feira (15), aos 88 anos, o ex-deputado federal Pedro Irujo Yaniz. Irujo era natural da capital de Pamplona, em Navarra, na Espanha, e veio para o Brasil em 1956, primeiro para São Paulo e, em 1963, para a Bahia, onde gerenciou a Breda Transportes. Logo em seguida, criou a sua própria empresa, a Nordeste Transportes, tornando-se um dos maiores empresários no ramo. Em 1982, Pedro Irujo comprou a TV Itapoan, a Rádio Sociedade e a Itapoan FM, criando assim o Sistema Nordeste de Comunicação. 

Seu filho, Luiz Pedro, se elegeu deputado estadual e federal pelo PMDB e foi candidato a governador. O próprio Pedro Irujo foi candidato a prefeito e, logo depois, a deputado federal pelo mesmo partido. Ao adquirir a TV Itapoan, Pedro Irujo, virou uma figura importante na política baiana, elegendo o apresentador Fernando José como prefeito de Salvador e apoiando Waldir Pires e Fernando Collor. 

Ultimamente, Irujo vinha se dedicando a sua fábrica de produtos sintéticos, a Polystar, e ao Marazul Hotel, também de sua propriedade. O sepultamento será às 15h30 no Jardim da Saudade. Irujo sofreu um infarto e teve uma infecção na seguida. Ele estava internado no Hospital da Bahia. 


Fonte: Bahia Notícias

Poste um comentário