Resultado de imagem para quinhentos anos da reforma protestante
Fotos: Reprodução/internet


No ano em que a comunidade evangélica em todo o mundo comemora os 500 anos da Reforma Protestante, nacionalmente celebrada no próximo dia 31 de outubro, diversas são as programações onde o nome do monge, outrora reformador, Martinho Lutero ganha lugar de destaque.

Por este motivo, “O Kotidiano” também irá prestar esta singela homenagem a Reforma Protestante através de uma série de matérias especiais, onde os principais aspectos que envolvem uma das maiores revoluções da história da humanidade serão transmitidos de maneira sucinta e objetiva.

Nascido no ano de 1483, filho dos católicos Hans Lutero e Margaret, o reformador Martinho Lutero foi um personagem influente da história que gerou uma grande mudança na Igreja Cristã e, por conseqüência, criou novos fundamentos para todos. Mas o que ele realmente desejava era paz com Deus.

Como um jovem monge, que acabou se tornando ocasionalmente, Lutero procurou a Bíblia para aliviar suas ansiedades a respeito do pecado e da salvação. Enquanto estudava as Escrituras, ele se convenceu de que a Igreja Católica Apostólica Romana, na época com a venda das indulgências (um documento que supostamente garantia a salvação) havia perdido de vista os ensinamentos fundamentais.
Resultado de imagem para quinhentos anos da reforma protestante

Por esta razão, Lutero desafiou a igreja a voltar às raízes da fé cristã, ao pregar as suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, um ato que chamou a atenção de todos e causou grande rebuliço.

Os líderes da igreja gostavam das coisas como elas estavam, por isso tentaram parar Martinho Lutero banindo ele da igreja. Apesar de todos os esforços, a hierarquia do clero não conseguiu afastá-lo de seu propósito. Ele se manteve firme e seu trabalho exaustivo acabou trazendo a reforma da igreja e consequentemente grandes mudanças na sociedade que ainda hoje repercutem mundialmente.

Equipe de O Kotidiano.
1º matéria da série especial, 500 Anos da Reforma Protestante.
Texto: Tatiane Santos;
Jornalista e membro da Igreja Luterana em Simões Filho-Ba

Poste um comentário