Imagem relacionada
Foto; Reprodução/internet


Há exatos 500 anos os ensinos do reformador Martinho Lutero, através de seus seguidores, vieram a formar a Igreja Luterana, da qual muitas denominações religiosas surgiram ao longo desse meio milênio. No entanto, o que pode ser considerado verdadeiramente herança relevante da Reforma Protestante nos dias atuais?
Na época de Lutero, somente os poderosos e mais influentes tinham acesso à Bíblia. Além de custar caro, as escrituras eram mantidas especialmente em latim, língua desconhecida pela maioria dos fiéis. Por esta razão e em respeito ao poder imposto pelo clero, as pessoas aceitavam tudo que a igreja afirmava. Não havia como contestar algo do qual não se tinha o devido conhecimento.

Incomodado com a situação, Lutero, que por ser monge tinha acesso a palavra de Deus, percebeu que muitas coisas não estavam de acordo com as escrituras. E uma das atitudes que ele tomou foi traduzir a Bíblia para o alemão, facilitando que todos pudessem por conta própria entender o significado da salvação pela fé e não por obras.
Imagem relacionada
Além de traduzir o novo testamento, Martinho também publicou alguns escritos sobre o que a igreja cristã considera ainda hoje como doutrina primordial: Somente pela escritura, somente pela graça, somente pela fé é que se pode obter a vida eterna.

Quando foi levado a julgamento na Dieta de Worms, em que seus escritos foram considerados como hereges, ao ser solicitado a negá-los, Lutero afirmou que teria que ser convencido pelo “testemunho das escrituras” de que estava errado, caso contrário, poderia ser condenado.

Ele não só resistiu como também levou milhares de pessoas a se libertarem da opressão na qual em lugar de Jesus como Salvador, as pessoas procuravam cumprir regras, pagar penitências, observar relíquias e até comprar perdão dos pecados (indulgências).

O objetivo das 95 teses de Lutero, pregadas na porta da Catedral de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, era de resgatar a mensagem original da Palavra de Deus. O desenvolvimento do movimento religioso não foi pacífico, mas usou a palavra do Evangelho de Jesus Cristo como arma, que influenciou e mexeu nas estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais do inicio da idade moderna, cujo legado se estendeu até nossos dias, por isso os herdeiros da Reforma hoje celebram.

Fonte: “Celebrando a Reforma”. Editora Concórdia, 2016.

Equipe de O Kotidiano.
3º matéria da série especial, 500 Anos da Reforma Protestante.
Texto: Tatiane Santos;
Jornalista e membro da Igreja Luterana em Simões Filho-Ba

Poste um comentário