Archive Pages Design$type=blogging

1

Reforma Protestante: Os herdeiros celebram!

Foto; Reprodução/internet Há exatos 500 anos os ensinos do reformador Martinho Lutero, através de seus seguidores, vieram a ...


Imagem relacionada
Foto; Reprodução/internet


Há exatos 500 anos os ensinos do reformador Martinho Lutero, através de seus seguidores, vieram a formar a Igreja Luterana, da qual muitas denominações religiosas surgiram ao longo desse meio milênio. No entanto, o que pode ser considerado verdadeiramente herança relevante da Reforma Protestante nos dias atuais?
Na época de Lutero, somente os poderosos e mais influentes tinham acesso à Bíblia. Além de custar caro, as escrituras eram mantidas especialmente em latim, língua desconhecida pela maioria dos fiéis. Por esta razão e em respeito ao poder imposto pelo clero, as pessoas aceitavam tudo que a igreja afirmava. Não havia como contestar algo do qual não se tinha o devido conhecimento.

Incomodado com a situação, Lutero, que por ser monge tinha acesso a palavra de Deus, percebeu que muitas coisas não estavam de acordo com as escrituras. E uma das atitudes que ele tomou foi traduzir a Bíblia para o alemão, facilitando que todos pudessem por conta própria entender o significado da salvação pela fé e não por obras.
Imagem relacionada
Além de traduzir o novo testamento, Martinho também publicou alguns escritos sobre o que a igreja cristã considera ainda hoje como doutrina primordial: Somente pela escritura, somente pela graça, somente pela fé é que se pode obter a vida eterna.

Quando foi levado a julgamento na Dieta de Worms, em que seus escritos foram considerados como hereges, ao ser solicitado a negá-los, Lutero afirmou que teria que ser convencido pelo “testemunho das escrituras” de que estava errado, caso contrário, poderia ser condenado.

Ele não só resistiu como também levou milhares de pessoas a se libertarem da opressão na qual em lugar de Jesus como Salvador, as pessoas procuravam cumprir regras, pagar penitências, observar relíquias e até comprar perdão dos pecados (indulgências).

O objetivo das 95 teses de Lutero, pregadas na porta da Catedral de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, era de resgatar a mensagem original da Palavra de Deus. O desenvolvimento do movimento religioso não foi pacífico, mas usou a palavra do Evangelho de Jesus Cristo como arma, que influenciou e mexeu nas estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais do inicio da idade moderna, cujo legado se estendeu até nossos dias, por isso os herdeiros da Reforma hoje celebram.

Fonte: “Celebrando a Reforma”. Editora Concórdia, 2016.

Equipe de O Kotidiano.
3º matéria da série especial, 500 Anos da Reforma Protestante.
Texto: Tatiane Santos;
Jornalista e membro da Igreja Luterana em Simões Filho-Ba

COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: Reforma Protestante: Os herdeiros celebram!
Reforma Protestante: Os herdeiros celebram!
http://portal.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/PUBLIC/user_upload/selo-500-anos-reforma.jpg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2017/10/reforma-protestante-os-herdeiros.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2017/10/reforma-protestante-os-herdeiros.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago