O Rio Joanes é um rio que é considerado estratégico e importante para Salvador e região metropolitana (RMS) e que ajuda a fornecer a água que cai na torneira de muitos simõesfilhenses, soteropolitanos e laurofreitenses.

Com 75 quilômetros de extensão, ele é responsável por quase metade (cerca de 40%) do abastecimento de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas. Mas é na cidade de São Francisco do Conde, na RMS, que ele, o principal da bacia hidrográfica que leva seu nome, brota.
Apesar de sua relevância, o Joanes, assim como outros rios que são de gestão do estado, é alvo de poluição, recebe dejetos domésticos, industriais e hospitalares, além de sofrer o impacto da ocupação desordenada nas suas margens ou em áreas próximas.

Um diagnóstico mostra que o rio tem sofrido degradação contínua e, segundo especialistas, precisa ser recuperado e preservado. No trajeto de seu curso d’água estão, além de São Francisco do Conde, outros seis municípios: Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé e Dias D’Ávila.


Fonte:Simões Filho Online

Poste um comentário