Nos últimos dias a população tem ficado apreensiva com o surto de Febre Amarela que apareceu em algumas regiões do Brasil, mas Será que Simões Filho está entre as cidades das áreas de risco? Quem pode ou não tomar a vacina? quais os sintomas? A equipe do portal O Kotidiano foi em busca destas e outras respostas, para que o seu leitor não fique desinformado sobre esse assunto. 


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados. O adjetivo "amarelo" designa a tonalidade da pele que afeta alguns doentes, os sintomas da febre amarela incluem febre, dores de cabeça, icterícia, dores musculares, náuseas, vômitos e fadiga.

Uma pequena porcentagem de doentes que contraem o vírus revelam sintomas graves e cerca de metade deles morrem no prazo de 7 a 10 dias.

Este vírus é endêmico nas zonas tropicais da África e na América Central e do Sul.


Uma vez contraído, o vírus da febre amarela mantém-se em incubação no corpo durante 3 a 6 dias. Muitas pessoas não apresentam sintomas, mas quando estes ocorrem, os mais comuns são febre, dores musculares, sobretudo nas costas, dores de cabeça, perda de apetite, náuseas ou vômitos. Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem após 3 ou 4 dias.

A febre amarela em Simões Filho:

Em contato com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, eles informaram que o município de Simões Filho não se enquadra nestas situações de epidemia ou surto da doença e a Secretaria de Saúde , através da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (Gerência de Zoonoses), vem desenvolvendo ações preventivas para que a Febre Amarela , não chegue ao município , tais como: Mutirão dos agentes de saúde e vacinação nas áreas de Mata.

Macacos Mortos
Foram enviados para o Laboratório de referência Estadual (LACEN), todos os primatas não humanos (micos) encontrados em condições de coleta e todos tiveram o resultados NEGATIVOS para Febre Amarela ,está sendo feito ainda um monitoramento das localidades em que esses animais foram recolhidos, portanto a população não precisa se preocupar.

Campanha de vacinação

O Município de Simões Filho não está e nem estará em campanha de vacinação contra a febre amarela , apenas serão mantida a rotina já prevista na programação do secretaria com a dose ÚNICA padrão de 0,5 ml como prever a OMS, A vacina da febre amarela é segura e comportável e uma dose única confere proteção para toda a vida contra a doença, não sendo necessária uma dose de reforço.


Equipe de O Kotidiano
Com informações da OMS e Secretaria Municipal de Saúde

Poste um comentário