Por - Ailton Silvaiguerra - Colaborador do  Portal O Kotidiano

Eu não tinha muito conhecimento sobre cenário da dança de Simões Filho, realmente é um segmento cultural onde eu pouco, ou nada conheço... primeiro porque sou ruim de dança mesmo; depois é porque a música que costumo dançar exige apenas movimentos da minha cervical, só danço do pescoço pra cima rsrsrs.
Foto: reprodução perfil em uma rede social da dançarina baiana Camille Bastos


Ano passado passei a ter maior contato com o mundo da dança quando aconteceu o 1º Festival de Dança , promovido pela Prefeitura Municipal de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT e esse ano a 2ª edição do projeto aconteceu na última sexta-feira (25/05/18), na Praça da bíblia e devo confessar que fiquei emocionado com tudo que vi: mais de 20 grupos apresentaram -se ininterruptamente por mais de 2 horas para um público presente que, contagiado por tanta energia, dançavam, aplaudiam e aclamavam as apresentações.

Os grupos de dança de Simões Filho são oriundos de diversos bairros, das mais variadas realidades sociais e a diversidade de estilos surpreende. A idade também não é problema, vi criança dançando Chopin e senhoras de 80 anos embaladas ao som de Cyndi Lauper. O ballet clássico e moderno, a dança afro, dança baiana e o street dance convivem de maneira harmoniosa, pois entendem que há lugar para todos e tudo. Outra característica em comum desses grupos é a constante busca pela inclusão social, valorização da cultura negra e das mulheres, trabalhando com sua autoestima e autoconhecimento no intuito de formar cidadãos do bem, conhecedores dos seus direitos e deveres.

Com tantas ações positivas realizadas por esses guerreiros e guerreiras, eu passei de total ignorante a grande apreciador de dança. Definitivamente percebi a força desses grupos, a vontade, o desejo e a batalha de cada um para fazer o que mais gostam: dançar.




“Então meus amigos,

se me virem por aí a bailar,

saibam que doido não sou

estou feliz

feliz a dançar”




Ailton Silvaiguerra

Poeta, Agente cultural, produtor de eventos, aluno do curso Processos Gerenciais com complementação de estudos em planejamento e organização de eventos pela FAEL e atualmente trabalha como Coordenador na Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Simões Filho.

Poste um comentário