Resultado de imagem para genivaldo lima
Resultado de imagem para liberdade de expressão


No jogo democrático alguns jogadores não entendem muito bem as regras e acabam cometendo equívocos, e muitas das vezes tentam usar essas regras de acordo com suas próprias conveniências. esse tipo de atitude é que tem norteado a vida pública do atual presidente da câmara de vereadores de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador, o vereador Genivaldo Lima (DEM).

Não é novidade pra ninguém que o vereador desde quando assumiu a direção da casa, tem tido uma relação conturbada com alguns veículos de imprensa da cidade e da região, exemplo claro disso foi a proibição da transmissão das sessões que eram realizadas através da única emissora de rádio legalizada do município, a Simões Filho Fm 87,9. Tal atitude até o momento não teve por parte do parlamentar e sua equipe uma justificativa nem à população tão pouco para direção da emissora.

Alguns colegas de Genivaldo, no entanto, reconhecem a importância do retorno das transmissões, que já aconteciam há 12 anos, sabem que a rádio presta um serviço de grande relevância ao povo, no que diz respeito de aproxima-lo ao que está sendo discutido no parlamento municipal. E aqui abrimos um questionamento; será que o presidente não quer exatamente que isso aconteça? Será que ele teme que as atitudes dele o distancie do seu eleitorado? Qual o interesse em não permitir que a Simões Filho Fm transmita as sessões? São perguntas que cabe apenas ao próprio responder, esperamos que o faça.

MÃO DE FERRO

Segundo alguns pares do "COMANDANTE" da câmara, ele vem tomando algumas decisões de forma monocrática, sem sequer consultar os colegas, o que não há nenhum erro ou crime em tal atitude, o problema está na ética, decoro e cortesia para com os edis, soaria de bom tom que ele ao menos ouvisse os outros vereadores para tomar decisões, o faria mais próximo daqueles que o elegeu para o cargo de presidente.

Na última sessão plenária na noite desta terça feira (12/06) mais um veículo de comunicação sentiu o peso desta "Mão de Ferro" em um dado momento um membro do portal O Kotidiano, que estava na plateia e  consciente do que diz o Art. 5, inciso. IX da Constituição Federal de 1988- "IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". O chamou de "Mão de Ferro" quando percebeu que o líder do legislativo tentava claramente impedir que alguns vereadores tentavam solicitar através de uma questão de ordem a prorrogação da hora regimental e com isso continuaria discutindo o projeto de lei 008/2018 que institui o dia municipal do ciclista, ao ouvir do que foi chamado, Genivaldo Lima do alto da sua imponente cadeira no centro da mesa diretora, esbravejou; "Mão de ferro não, todos aqui sabem quanto sou democrático, e eu não devo satisfação a você". Se referindo ao profissional de comunicação com um tom extremamente agressivo.

NOTA DA EQUIPE O KOTIDIANO

A equipe do portal O Kotidiano deixa claro aos leitores que cumpre seu papel de informar a todos de uma forma ampla e democrática, respeitando as leis, as instituições, os parceiros e acima de tudo as pessoas.

Repudiamos todo e qualquer formato de repressão e cerceamento da liberdade de imprensa e de expressão, a tudo e a todos que tentam contra direitos garantidos na Constituição Federal que foram conquistados a duras penas, e temos o cuidado em zelar por eles.

Em relação o que disse o presidente Genivaldo Lima que; "Não deve satisfação" ao profissional que estava no exercício da suas funções na câmara de vereadores, entendemos que as tais "satisfações", o senhor presidente deve prestar ao povo que o elegeu com 942 votos sendo 15º vereador de 19 que compõe o parlamento,  nós da imprensa somos um importante canal de ligação entre o povo e a classe política, classe essa, que não goza da confiança da grande maioria da população, talvez por adotarem condutas que remetem ao autoritarismo.

Por fim, O KOTIDIANO, reafirma seu compromisso com a verdade e total isenção com seu editorial, reitera o apoio aos companheiro da Simões Filho Fm 87,9,  rejeitando toda e qualquer forma de opressão, seguindo firme no proposito de  informar com qualidade, ética e transparência sem temer manifestações de tirania.

Foto: Mário Luiz Ferreira Nobre   
    

 

Poste um comentário