Fotos: ASCOM/ Danilo Canuto
O município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu na tarde deste domingo (1), por voltas das 12h45 a tocha do Fogo Simbólico da Independência da Bahia, trazida pelos atletas de Candeias. 

A programação incluiu hasteamento de bandeiras, Hino da Bahia, Hino do Brasil, pronunciamento de autoridades, breve histórico da luta pela Independência da Bahia e apresentações culturais. A passagem fez parte das comemorações da data magna da Bahia, 2 de julho. Sendo Simões Filho, o último município antes do destino final, a capital Salvador.

Saiu em destino a Salvador por volta das 14h. Antes de chegar à capital baiana para o ponto máximo das comemorações ao 2 de julho, o Fogo Simbólico passou pelas cidades-chave da Independência, saindo de Cachoeira, passando por Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), depois pelas cidades metropolitanas São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, chegando à capital baiana no dia 2 de julho.

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 195 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após à Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

“É importante a gente vivenciar cada momento do dia de hoje, porque é festejar e comemorar a liberdade. Graças a Deus em primeiro lugar e a homens e mulheres de coragem, conquistamos a liberdade da Bahia e do Brasil”, disse Dinha Tolentino, prefeito de Simões Filho. 

Participaram do evento, o prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, vereadora e primeira dama Kátia Oliveira, os vereadores Adailton Caçambeiro, Arnoldo Simões, Del, Deni da Metalúrgica, Eri Costa, Elimário Lima, Everton Paim, Manoel Carteiro, Neco Almeida, Vel, secretários municipais, prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, PM Major Fábio Dias, Representante do Exército Brasileiro, Tenente Corenel Rafael Silva, deputado Sargento Isidório, sociedade civil. Além das fanfarras: Banda Show Contemporânea da Bahia, Banda Show Integração e Banda Show Fanausf.


Fonte: ASCOM/ Simões Filho

Poste um comentário