Conselheiros tutelares e de direitos humanos da Bahia serão capacitados pela Escola de Conselhos Tutelares, visando ao ‘Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes’. A primeira etapa alcança o primeiro polo, composto por 82 municípios dos territórios de Identidade Recôncavo, Metropolitano, Litoral Norte e Agreste Baiano, Baixo Sul e Semiárido Nordeste II. Os conselheiros destes núcleos receberão o endereço do formulário online para se inscrever a partir desta segunda-feira (10). Ao todo, 2.368 conselheiros em todo o território baiano serão capacitados.

Para alinhamento de conhecimentos sobre o tema a ser abordado, facilitadores do curso começaram a ser treinados, também nesta segunda-feira (10), no Casarão da Diversidade, situado no Pelourinho, em Salvador. Segundo Iara Farias, coordenadora da Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente (CPCA), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), neste primeiro momento serão capacitados dez orientadores e professores que vão repassar o conhecimento para 410 conselheiros de direitos humanos e tutelares do primeiro polo.

Ainda de acordo com Iara, esses capacitadores foram selecionados via edital, que tinha como pré-requisito que o profissional fosse especialista na área de crianças, adolescentes e direitos humanos.

Formação

A Escola de Conselhos é gerida por um Comitê Gestor formado por entidades como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia (Ceca), além da SJDHDS.

De acordo com Emiliano José, superintende de Direitos Humanos, da SJDHDS, o intuito da Escola é reafirmar os direitos de crianças e adolescentes, por meio da qualificação dos conselheiros, figuras essenciais para a garantia das prerrogativas. 

A pró-reitora de Extensão da Uneb, Aline Marmori, destaca que a Universidade se insere nesse processo na perspectiva de formação e certificação dos professores e orientadores. 




Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Poste um comentário