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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acaba de divulgar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referente ao segundo semestre, do ano 2017, que registra os índices da educação no Brasil.

A avaliação é realizada de dois em dois anos e revela o resultado das avaliações realizadas junto aos estudantes, com o objetivo de avaliar o funcionamento do ensino nas escolas do Brasil, através de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações do Inep, além dos dados sobre aprovação.

No Fundamental I, os alunos do 5° ano (4ª série), passaram de 4.2 pontos em 2015, para 4.4 em 2017, atingindo assim, a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), para ano em análise.

“A avaliação foi realizada no final do primeiro semestre de 2017, no início da nossa administração e, desde então, estamos avançando com a adoção de novas ferramentas e práticas pedagógicas. Mais do que atingir as metas, nós estamos preocupados com o legado de aprendizagem dos nossos alunos. Para tanto, estamos intensificando e reforçando a qualidade do ensino, para que o município possa seguir avançado”, destacou Manoelito Damasceno, secretário de Educação.

Já no Fundamental II, foram avaliados os alunos do 9° ano (8ª série), das redes municipal, estadual e privada de ensino, que saíram de 2.6 pontos em 2015 para 2,8 em 2017, um avanço considerado, diante dos dados dos anos passados, mas ainda insatisfatório para a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Mec.

Para mudar essa realidade, a prefeitura vem reforçando práticas pedagógicas e intensificando ações literárias, lúdicas e cognitivas. Ainda em 2017, 29% dos recursos municipais foram investidos na educação, com o objetivo de potencializar o aprendizado dos alunos. Além disso, a gestão vem realizando ações que visam à redução da defasagem escolar, idade/série e abandono.

Entre as medidas adotadas pela nova administração, estão novos livros e materiais didáticos, reforma e manutenção dos espaços físicos, aulas externas, capacitação para professores e equipes técnicas, acompanhamento multiprofissional com pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, nutricionista, assistentes sociais, entre outros.

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