Bahia consolida potencial de atração de investimentos para exploração de diamantes | O Kotidiano

Archive Pages Design$type=blogging

1

Bahia consolida potencial de atração de investimentos para exploração de diamantes

O potencial da Bahia para a exploração de diamantes foi um dos assuntos discutidos durante o VII Simpósio Brasileiro de Geologia do ...




O potencial da Bahia para a exploração de diamantes foi um dos assuntos discutidos durante o VII Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, realizado em Salvador, desde o último domingo (4). No município de Nordestina, na região do semiárido, fica localizada a Mina Braúna, primeira mina de diamantes em fonte primária da América Latina e a maior produtora de diamantes brutos do Brasil.

O gerente de empreendimentos minerais e gestão ambiental da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Adalberto Ribeiro, lembra que o estado baiano foi o primeiro sítio do país a ter uma exploração industrial da pedra preciosa. 

“O diamante tem uma importância muito significativa para a Bahia desde o ponto de vista histórico com a produção de diamantes por ter deixado uma herança cultural muito forte na Chapada Diamantina sobre isso. Temos campos de alto potencial de diamantífero e isso desperta o interessa de muitos investidores para se instalarem na Bahia”, afirma Ribeiro. 

O gerente acrescenta que a Bahia ocupa posição de protagonismo no que se refere a pesquisa e desenvolvimento dos campos de diamantes. “Nós temos um potencial significativo e esse evento traz todos aqueles que estão envolvidos na exploração de diamantes nacional e internacionalmente para a Bahia. O estado passa a ser alvo de investimentos no setor de mineração”, explica. 

Pesquisa 

Em operação desde 2016, a produção anual média da mina Braúna é de 250 mil quilates de diamantes, que são comercializados no mercado externo. O vice-presidente da Lipari Mineração, empresa responsável pela exploração da mina, Christian Schobbenhaus, comenta o trabalho que vem sendo realizado no estado.

“Com essa mina, haverá uma retomada dos investimentos de pesquisa de diamantes no Brasil. O potencial para a Bahia é grande e estamos fazendo pesquisa para mina subterrânea. A nossa avaliação é de que temos viabilidade para novos investimentos que podem ser realizados no estado”, revela Schobbenhaus. 

Cadeia de exploração 

O VII Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante começou no último domingo (4) e se encerra nesta quarta-feira (7). O evento reúne investidores, pesquisadores brasileiros e internacionais com o objetivo de fortalecer a cadeia de exploração e atrair novos negócios para o setor de exploração de diamantes no Brasil. 

“Nesse evento, trouxemos fornecedores mundiais de equipamentos, de serviços e ciência para replicar o que aconteceu na Bahia, especialmente em Nordestina, para outros projetos. É um encontro para trazer o Brasil de novo para o mapa mundial dos produtores de ponta de diamantes", destacou José Ricardo Pisani, membro da comissão organizadora do evento.

Fotos: Camila Souza/GOVBA

COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: Bahia consolida potencial de atração de investimentos para exploração de diamantes
Bahia consolida potencial de atração de investimentos para exploração de diamantes
https://2.bp.blogspot.com/-fwCWmShfaXk/W-SMEOwR_UI/AAAAAAAAC6c/bnTFs-sqcdkuuuC9oagftCWglGTAc_wOwCLcBGAs/s640/Foto_Camila%2BSouza_GOVBA.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-fwCWmShfaXk/W-SMEOwR_UI/AAAAAAAAC6c/bnTFs-sqcdkuuuC9oagftCWglGTAc_wOwCLcBGAs/s72-c/Foto_Camila%2BSouza_GOVBA.jpg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2018/11/bahia-consolida-potencial-de-atracao-de.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2018/11/bahia-consolida-potencial-de-atracao-de.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago