Por: Ailton Silvaigurra



Fotos: Danilo Canuto 


“O desfile começa. Abrem-se as cortinas e entra na pista a agremiação com sua música e seus trajes imponentes, nas arquibancadas o público aplaude, se emociona e torce”. 

Lendo essas primeiras palavras deve vir na cabeça do leitor a entrada de uma escola de samba no carnaval carioca. Mas não, toda essa animação esfuziante que lembra uma torcida de futebol pela paixão, é concedida às fanfarras durante as diversas etapas do Concurso Intermunicipal de Fanfarras, que acontece na Bahia a quase 30 anos. 

O evento consegue reunir em suas edições cidades de diversas regiões do estado, num clima de muita rivalidade, mas principalmente de interação e aprendizado. Esse ano Simões Filho recebeu a grande final do Concurso que aconteceu no último domingo (dia 18), evento de grande importância que foi organizado pela anfitriã, a Fanfarra Fanausf; pela ASFAB (Associação de Fanfarras e Bandas) e com a parceria e apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura. 

Para quem tem lembranças de fanfarras apenas nos desfiles cívicos, o Concurso não tem nada haver com o desfile. Num Concurso cada banda se apresenta para o público e principalmente paras os jurados. Nessa apresentação é simplesmente impressionante a variedade de linguagens artísticas empregadas, formam-se orquestras, aparecem xilofones, tambores gigantes, mistura-se com dançarinas e dançarinos, atores, cenário, iluminação, fumaça e tudo isso no meio da rua, nos 28 minutos que lhe cabem segundo as normas do Concurso. 

É muito interessante de ver a dedicação do povo de fanfarra, horas, meses de ensaios para meia hora de show. Olhando para esse aspecto dá para entender o motivo de tanta paixão... e mesmo assim ainda aplaudem a apresentação do oponente, pois se reconhecem em cada apresentação. Percebi um senhorzinho gritando: é campeã! é campeã! Para uma fanfarra do interior do estado, imaginei que ele estivesse com a torcida da fanfarra que se apresentava, quando entrou a outra ele continuou a gritar: é campeã! é campeã! E assim continuou por horas... Foi aí que percebi que ele estava era emocionado e talvez um pouco bêbado (pois com o calor que fazia, uma cerveja era inevitável rsrsrs), mas especulações alcoólicas a parte o espetáculo apresentado pelas fanfarras é algo para ser “degustado” por todos os sentidos. 

Após 10 horas de Concurso, lá pelas tantas da noite, os juízes anunciam os vencedores das diversas categorias, para alegria do povo da Boa Terra a Fanfarra simoesfilhense Integração da Bahia ficou em primeiro lugar na categoria principal, consagrando-se como uma das maiores vencedoras da Bahia. Parabenizo ao professor Jorge Bartolomeu pelo trabalho a frente dessa máquina de ganhar títulos, bem como a todos que se doam para ver acontecer. Meus parabéns vão também para a Fanfarra anfitriã Fanausf, sob o comando de Eyder Piedade e Celso Machado que organizaram esse belo evento; a Fanfarra Contemporânea dirigida por Elsimar Santana que muito colaborou; a ASFAB que reúne as grandes fanfarras baianas e por fim à Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa do Secretário Interino Sharlison Macedo e do Vice Prefeito Sid Serra que tiveram a sensibilidade de proporcionar uma estrutura de primeira, valorizando à altura a nobre arte das fanfarras. 

Um dia de muitas emoções que ficará gravado na minha memória. E quando eu estiver assistindo o próximo Concurso farei como o senhorzinho, sem medo de ser feliz: -É Campeã! É Campeã!

Ailton Silvaiguerra

Poeta, Agente cultural, produtor de eventos, aluno do curso Processos Gerenciais com complementação de estudos em planejamento e organização de eventos pela FAEL e atualmente trabalha como Coordenador na Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Simões Filho.

Poste um comentário