Durante o ano de 2018, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), de Simões Filho, realizou diversas ações que visam conscientizar a população e combater a violência, fortalecendo o enfrentamento as diversas formas de agressões contra a mulher.


Segundo a secretária da SPM, Andrea Almeida, a iniciativa fortalece a rede de proteção às mulheres, possibilitando assim a quebra do silêncio e a cultura do medo.

“As vítimas muitas vezes acham que estão sozinhas no mundo e se sentem envergonhadas diante das constantes humilhações e violência. Diariamente, nós da SPM, acolhemos e amparamos mulheres e seus familiares que vivem essa triste realidade. Em 2018, atendemos uma média de 280 casos específicos e o trabalho é feito com o máximo sigilo. Em paralelo, visitamos as unidades de ensino, com palestras, realizamos ações de panfletagens e rodas de diálogo! Precisamos quebrar a cultura do medo e silêncio”, destacou.

Ainda segundo a secretária, uma vez por semana, a Ronda Maria da Penha está na cidade e, em breve, as mulheres contarão com o Centro de Referência, que dará maior suporte as atividades desenvolvidas.

“Não podemos silenciar. Se você sofrer algum tipo de violência, denuncie. Chega de silêncio e impunidade. Hoje, a Polícia Militar nos apoia, com a Ronda Maria da Penha, uma grande conquista, e o Centro de Referencia ampliará os atendimentos psicossocial, jurídico e de promoção a ações afirmativas”, disse Andrea.

A equipe da SPM visita comunidades, escolas e promove encontros que debatem o fim da violência contra a mulher e a ruptura da cultura do silêncio que impede a denúncia de atos violentos e abusivos. Entre os tipos de violência, estão: sexual, patrimonial, moral, física e psicológica.


A denúncia é sigilosa e o denunciante tem a sua identidade preservada. “Não deixe para depois, pode ser tarde demais! Ligue 180 e salve vidas”, finalizou a secretária.

Fonte e Fotos: ASCOM

Poste um comentário