A aula inaugural da rede estadual de ensino foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com a presença do governador Rui Costa. O evento marca as boas-vindas aos estudantes e profissionais de educação. As aulas foram iniciadas em todo o estado na última segunda-feira (11). 

“Estamos iniciando uma nova etapa da educação na Bahia com foco na aprendizagem, para que posamos colher, a partir desse ano, tudo o que foi semeado nos últimos quatro anos, alcançando melhores indicadores educacionais. Como forma de potencializar as ações desenvolvidas pelo Governo, continuo pedindo o envolvimento das famílias no processo de ensino dos jovens. Acredito que a dedicação mútua do Estado, dos professores, gestores e da família seja o melhor caminho para conquistarmos bons resultados na construção de um ensino de qualidade ”, afirmou o governador. 

Durante o evento foram divulgadas as propostas que nortearão a condução de todo o ano letivo, a exemplo do novo Currículo Bahia. O grande destaque é a inserção das Artes nas atividades curriculares. Entre os pontos discutidos estiveram a formação integral na rede estadual e o novo formato dos projetos artísticos estruturantes. Os temas foram abordados com a comunidade escolar durante a Semana Pedagógica, que aconteceu no início deste mês em todas as escolas estaduais. 

Rui Costa destacou a inclusão da arte, da cultura e do esporte nas escolas como um meio de incentivar a juventude a criar e a desenvolver novas aptidões. “Já implementamos 85 escolas culturais no estado e esse ano queremos dobrar esse número. Também é nosso objetivo retomar grandes torneios entre os colégios estaduais, de diversas modalidades que possam ser praticadas nas próprias escolas, como handebol, vôlei, basquete, xadrez, entre outras. Com esse elo entre a arte, a cultura e o esporte norteando o processo de aprendizagem, vamos transformar a educação na Bahia”. 

Também presente no evento, o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que o momento marca o compromisso do Governo do Estado, que vê na Educação um instrumento de transformação. “O currículo que a gente implementa dialoga com a realidade das pessoas das cidades da capital e do interior, bem como das comunidades tradicionais. O nosso compromisso é melhorar os indicadores da Bahia e, junto com a comunidade estudantil, iremos trabalhar para alcançar esse resultado”. 

Com uma programação repleta de atividades culturais, o evento abriu espaço para a premiação de alunos que participaram de projetos como Festival Anual da Canção (FACE) e Tempos de Artes Literárias (TAL).

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Poste um comentário