A noite de terça-feira (26) marcou o reinício dos trabalhos legislativos do 3° ano do 3° período da 14ª Legislatura na Câmara Municipal de Simões Filho. Após duas Sessões Extraordinárias em janeiro, a Casa realizou a primeira Sessão Ordinária de 2019, sob a presidência do vereador Orlando de Amadeu (PSDB). Na pauta do expediente do Dia foram apresentadas e aprovadas 20 indicações e também foram formadas as Comissões Permanentes para o biênio de 2019/2020. A sessão foi marcada pelo reencontro dos parlamentares, após o período de recesso no mês de janeiro.

Apesar de não haver matéria na pauta de discussões, a Sessão contou com a apresentação de indicações dos edis e também com a composição dos membros das Comissões Permanentes que são constituídas de vereadores, com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis apresentadas à Câmara. Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de ser levado ao Plenário da Casa. A composição parlamentar desses órgãos é renovada a cada ano. 

O novo presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), agradeceu a presença de todos, apresentou a nova mesa diretora, se dirigiu aos colegas parlamentares, reafirmando o compromisso com os interesses do povo de Simões Filho, e em poucas palavras, enfatizou que no biênio em que estará à frente do parlamento municipal irá atuar de forma transparente aproximando a população do Legislativo.

“O Legislativo vai cumprir sua missão de fiscalizar, ao mesmo tempo, ajudando o Executivo na aprovação dos projetos de interesse da população”, falou o presidente.

Os 19 vereadores fizeram uso da tribuna para discutirem a ata da Sessão Solene de Reabertura dos Trabalhos Legislativos no dia 19 de fevereiro, entre eles, o líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), que voltou a citar a questão da dívida do município. "Essa dívida existe pelo decorrer do tempo e o povo de Simões Filho precisa saber o que está acontecendo", disse Sandro em seu discurso que foi reforçado pela fala dos demais edis do bloco de oposição, Deni da Metalúrgica (PSD) e Laécio Valentim (PSB). Já o líder do governo, Manoel Almeida 'Neco' (PSD), rebateu o discurso do opositor ao defender a responsabilidade fiscal da atual gestão do prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira (Dinha) no município. "O prefeito está pagando a dívida deixada pelos governos passados", disse Neco em sua fala acompanhada pelos demais parlamentares que integram a base do prefeito.

Indicações

Todos os edis fizeram uso da tribuna também para apresentar suas indicações que destacam às mulheres com relevantes serviços prestados à população de Simões Filho que serão agraciadas com a entrega da Medalha Noêmia Meireles Ramos em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Entre eles, o vereador Luciano Almeida (MDB), que ocupa o lugar da agora deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), que renunciou ao cargo de vereadora para assumir o mandato no Legislativo Estadual. E também, o suplente Nel da Metalúrgica (DEM), que assume o lugar de Genivaldo Lima (DEM), que licenciou-se do mandato de vereador para assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). Nel apresentou a indicação que dedica homenagem à deputada Kátia com a concessão da Medalha.

Além disso, os edis parabenizaram a nova mesa diretora e também ressaltaram o trabalho do atual presidente Orlando de Amadeu na condução da Casa Legislativa.

Comissões Permanentes

Outro momento destacado foi à composição das Comissões Permanentes da casa que são as seguintes: Defesa dos Direitos da Mulher, Educação, Ética, Finanças, Justiça, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Segurança e Transporte. Na oportunidade, os edis aprovaram por unanimidade a formação das Comissões do Legislativo.

Durante o recesso parlamentar, a direção da Câmara de Simões Filho realizou pequenos serviços de melhoria nas dependências do Legislativo, com pinturas novas, reparos no plenário e manutenção no serviço de ar condicionado, entre outras reformas. A Câmara possui uma sede com gabinete para todos os vereadores e presidência, copa, banheiros confortáveis e espaço de convivência aberto ao público.

A segunda Sessão Ordinária será na terça-feira (12), às 17h. Já a Sessão Solene para a entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos em homenagem às mulheres que se destacam em Simões Filho será no dia 15 de março, às 10h. As sessões são abertas ao público e podem ser acompanhadas presencialmente no Plenário da Câmara, pelo Facebook (https://www.facebook.com/cmvsf/), pelo Portal da Câmara (http://www.camarasimoesfilho.ba.gov.br/) e também pela Rádio Simões FM 87,9 .

Composição

Durante a sessão foram definidas as comissões para o biênio 2019-2020. Confira, abaixo, a composição das Comissões Permanentes:



COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER:

Presidente: Eri Costa (DEM)

Relator: Elimário Lima (PSDB)

Membro: Arnoldo Simões (PRB)



COMISSÃO DE EDUCAÇÃO:

Presidente: Everton Paim (PSD)

Relator: Cleiton Bolly Bolly (SD)

Membro: Vel Silva (PRP)



COMISSÃO DE ÉTICA:

Presidente: Jailson 'Jajai' (PP)

Relator: Cleiton Bolly Bolly (SD)

Membro: Vel Silva (PRP)



COMISSÃO DE FINANÇAS:

Presidente: Erivaldo Canjirana (PSL)

Relator: Luciano Almeida (MDB)

Membro: Manoel Almeida 'Neco' (PSD)



COMISSÃO DE JUSTIÇA:

Presidente: Elimário Lima (PSDB)

Relator: Jailson 'Jajai' (PP)

Membro: Arnoldo Simões (PRB)



COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE:

Presidente: Vel Silva (PRP)

Relator: Elimário Lima (PSDB)

Membro: Erivaldo Canjirana (PSL)



COMISSÃO DE OBRAS:

Presidente: Manoel Almeida 'Neco' (PSD)

Relator: Jailson 'Jajai' (PP)

Membro: Elimário Lima (PSDB)



COMISSÃO DE SAÚDE:

Presidente: Luciano Almeida (MDB)

Relator: Cleiton Bolly Bolly (SD)

Membro: Arnoldo Simões (PRB)



COMISSÃO DE SEGURANÇA:

Presidente: Cleiton Bolly Bolly (SD)

Relator: Devaldo Souza 'Del' (SD)

Membro: Elimário Lima (PSDB)



COMISSÃO DE TRANSPORTE:

Presidente: Jailson 'Jajai' (PP)

Relator: Cleiton Bolly Bolly (SD)

Membro: Arnoldo Simões (PRB)



Fonte e fotos: Ascom/CMSF

Poste um comentário