A rotina diária de um governador começa bem cedo e a estudante Ana Beatriz Oliveira pôde tirar a prova disso pessoalmente. Eleita 'governadora mirim' pelo projeto Políticos do Futuro, a jovem acompanhou toda a agenda do governador Rui Costa, nesta sexta-feira (15). 

"Ela é vencedora de um importante projeto da Justiça Federal, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. É uma menina jovem, de apenas 16 anos, que aguentou bem a correria que é normal da rotina de um governador", ressaltou Rui.

O dia começou com um café da manhã reforçado, no Palácio de Ondina. Com 16 anos, a aluna do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Aristides de Souza Oliveira, localizado em Plataforma, tomou o desjejum com o governador e com a primeira-dama Aline Peixoto. Logo depois, os dois circularam por toda a área da residência oficial e o governador mostrou bichos e plantas dos quais cuida ele mesmo.

Logo depois, Ana Beatriz foi com o governador para Camaçari, onde o gestor inaugurou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e autorizou o início das obras de ampliação do Hospital Geral do município e de um sistema de abastecimento de água. À tarde, já na governadoria, a estudante despachou, do Gabinete, junto com o gestor estadual.

"Gostei de tudo, principalmente da parte que ele visitou as escolas durante a agenda, para conhecer as instalações e ver de perto as condições de cada uma delas. Me surpreendeu a simplicidade e a humildade do governador. Por isso, indico a todos os alunos da rede estadual que, se tiverem a oportunidade, participem desse projeto. É uma experiência que vale muito a pena", destacou a estudante. 

Quem também participou do dia de ‘governadora mirim’ foi o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Rotondano. "Essa adolescente terá na memória, permanentemente, esse dia. Chegar ao cargo de governador não é fácil e hoje, com ela vivendo essa experiência, tenho certeza de que sua mente estará imbuída de processos voltados para o bem. É uma vivência que fará bem, não só à Ana, mas para a escola, os colegas e a própria comunidade da qual faz parte", afirmou Rotondano.

Na última terça-feira (12), Ana Beatriz foi um dos destaques do Papo Correria, programa semanal no qual o governador apresenta novidades da gestão e interage com a população baiana, por meio do Facebook. Foi durante a atividade que surgiu o convite para vivenciar a experiência de governar a Bahia, ao lado de Rui Costa.

Políticos do Futuro

Beatriz foi eleita 'governadora mirim' pelos colegas, após uma votação simulada com urna eletrônica, realizada em 2018, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia), em Salvador.

Essa votação foi promovida pelo Programa Justiça Eleitoral Itinerante, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio do projeto Políticos do Futuro, que, no estado baiano, tem a parceria da Secretaria da Educação do Estado e do TRE-BA. 

O projeto Políticos do Futuro objetiva despertar nos jovens o interesse para seguir essa vocação com bons propósitos e princípios, com a mente voltada aos anseios do povo e o interesse nacional, além de participar ativamente da vida política do país.

Fotos SECOM/Gov-Ba


Poste um comentário