Resultado de imagem para medalha noemia meireles ramos




A Câmara Municipal de Simões Filho realizou Sessão Solene em homenagem às mulheres que foram agraciadas com a entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no Plenário Walter Jorge dos Santos. O evento, aberto ao público, é realizado anualmente pelo Legislativo em alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.


A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que Logo em seguida passou a condução da Sessão para a Deputada Kátia Oliveira (MDB), uma das homenageadas do dia. O evento contou ainda com a presença do prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, o vice-prefeito Sid Serra, os secretários Andrea Almeida (Políticas Públicas para a Mulher), Andrea Pereira (Desenvolvimento Social e da Cidadania), a subcomandante da Ronda Maria da Penha, Capitã Alcilene Coutinho, o presidente da Associação Quilombo Dandá, Sandra Santos de Santana, a secretária de Reparação do município de Salvador, Ivete Sacramento, como palestrante convidada, entre outras autoridades, lideranças, imprensa e comunidade.

a deputada Kátia Oliveira, visivelmente emocionada, agradeceu a homenagem. “Por muitos anos estive do outro lado nesta cerimônia. Receber a medalha de honra Noêmia Meirelles Ramos me deixou bastante feliz, ainda mais tendo sido ela a primeira prefeita mulher da cidade de Simões Filho e uma incansável defensora dos direitos femininos. Quero agradecer ao Vereador Nel da Metalúrgica pela homenagem e parabenizo também a todas as mulheres homenageadas, ao presidente da Casa, Orlando de Amadeu, aos amigos vereadores, a todos os envolvidos e o público presente”, declarou.

“Buscamos diariamente a valorização das mulheres e na nossa administração, elas ocupam lugares de destaque. Não podemos aceitar nenhum comportamento que viole a integridade física, moral, intelectual das nossas guerreiras e, aqui em Simões Filho, estamos trabalhando para a conscientização e a quebra do medo e do silêncio, que impede que as vítimas denunciem”, destacou o gestor municipal, Dinha Tolentino. 


A subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Alcilene Coutinho, foi também agraciada com a Medalha e, durante sua fala, defendeu a efetivação dos direitos das mulheres e elencou os desafios que ainda precisam ser ultrapassados, principalmente nas desigualdades de gênero e na redução da violência contra a mulher. “Temos trabalhado no enfrentamento da violência contra as mulheres. Esse enfrentamento cotidiano é uma pauta nossa. Acreditamos que as mulheres merecem uma vida sem violência e sem preconceito e é pra isso que estamos trabalhando”, pontuou.

A escolha das homenageadas é feita por meio de indicações apresentadas pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da medalha.


A Solenidade de entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos foi criada e instituída pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, na época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB) para homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.


conheça as homenageadas de 2019:

Sra. Francisca Conceição Fiúza – Homenageada do vereador Adailton Santos de Andrade

Sra. Cássia Magaly da Silva Andrade – Homenageada do vereador Alfredo Assis

Sra. Eliete Elpídia dos Santos – Homenageada do vereador José Arnoldo dos Santos Simões

Sra. Marlene Baraúna Souza – Homenageada do vereador Erivaldo Canjirana

Sra. Nanci Soares de Souza – Homenageada do vereador Cleiton Aparecido dos Santos Alves

Sra. Nilza Pinheiro Nascimento – Homenageada do vereador Devaldo Soares de Souza

Sra. Palmira dos Santos Boaventura - Homenageada do vereador Denilson das Neves Santos

Sra. Erineide da Paz Caetano - Homenageada do vereador Elimário Santos Silva

Sra. Ana Patrícia Queiroz Alvez - Homenageada do vereador Erivaldo Costa dos Santos

Sra. Maria das Graças Santos Brito - Homenageada do vereador Everaldo da Silva

Sra. Marinalva da Silva Lopes – Homenageada do vereador Everton Garcia Lima

Sra. Catiane Alves de Souza – Homenageada do vereador Jailson Soares

Sra. Maria Cristina Santana Ferreira - Homenageada do vereador Laécio Valentim

Sra. Maria Batista Pereira - Homenageada do vereador Luciano Almeida

Sra. Celeste Almeida Pereira - Homenageada do vereador Manoel de Santana Conceição

Sra. Kátia Oliveira – Homenageada do vereador Manoel Dias Pires Filho

Sra. Nadia Freitas de Jesus Barbosa - Homenageada do vereador Manoel Almeida

Sra. Vera Lúcia Campos dos Santos - Homenageada do vereador Orlando Carvalho de Souza

Sra. Gisélia Silva Miranda - Homenageada do vereador Sandro Moreira Gonçalves

Poste um comentário