26º Prêmio Braskem de Teatro premia os artistas baianos | O Kotidiano

Archive Pages Design$type=blogging

1

26º Prêmio Braskem de Teatro premia os artistas baianos

A baianidade, a negritude, a diversidade e a resistência brilharam no palco do Teatro Castro Alves (TCA) durante a entrega do 26...





A baianidade, a negritude, a diversidade e a resistência brilharam no palco do Teatro Castro Alves (TCA) durante a entrega do 26º Prêmio Braskem de Teatro, nesta quarta-feira (15). Personagens de Jorge Amado – homenageado desta edição – , Gabriela, Dona Flor, Maria Machadão e Vadinho se revezaram em esquetes de teatro e dança durante a entrega do prêmio para os vencedores, que foi transmitida ao vivo pela TVE. O Prêmio Braskem de Teatro é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinado pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).


A atriz Bárbara Lais, vencedora da categoria Revelação, pela atuação em Jackie – A do Mal ou Nem Tudo é O Que Parece, ressaltou a importância do poder público apoiando eventos como o Prêmio Braskem. “Para a gente continuar, esse incentivo é imprescindível. Eu estou muito emocionada. Há quatro anos eu saí do interior, uma cidade pequena onde não havia investimento público na arte, e vim para Salvador. Estou muito realizada e feliz, sinto que a luta continua. Não é fácil ser artista, não é fácil ser ator ou atriz e a gente precisa desse incentivo do poder público. Essa vitória não é só minha, não. Obrigada a todos”. 

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões, o Fazcultura é um programa de incentivo fiscal do Governo do Estado, e possibilita que ações como o Prêmio Braskem de Teatro sejam realizadas. “Através desse programa, uma empresa da iniciativa privada recebe a concessão de um benefício fiscal. Foram R$ 400 mil reais investidos pelo Fazcultura, 80% deste valor foi dado em dedução do ICMS para a Braskem, e os outros 20% foram diretamente colocados na conta para a realização deste projeto”.

Ainda de acordo com Simões, iniciativas como o Prêmio Braskem incentivam a cadeia produtiva do teatro. “Um evento como esse é um momento de celebração, encontro de grandes artistas de diversas gerações e também movimenta a cena cultural. Os espetáculos circulam pelas casas de Salvador e do interior do estado. Além de ser um reconhecimento para todas as pessoas, o prêmio também incentiva a cadeia produtiva do teatro, gerando emprego e renda, mantendo viva a tradição do teatro baiano, que já revelou diversos atores e profissionais consagrados”.

A diretora de Marketing Institucional da Braskem, Cláudia Bocciardi, ressaltou a importância do apoio do Fazcultura. “Faz todo o sentido o apoio que nós temos, através do Fazcultura e do Governo do Estado, porque isso só fortalece as parcerias entre os setores público e privado, possibilitando que a gente invista e incentive cada vez mais o crescimento da produção cultural na Bahia como um todo”. 



Berçário nacional

O diretor do 26º Prêmio Braskem de Teatro, Luiz Marfuz, afirmou que a Bahia é um grande berçário nacional na área artística. “Temos Glauber Rocha, Caetano, Maria Bethânia, Gil, e também a grandeza cultural de Jorge Amado, um símbolo que reúne um conjunto de atitudes e possibilidades importantes para nós que somos artistas da cena. É um romancista que exerce um fascínio muito grande nos artistas de teatro e de cinema”.

Homenageada da noite, a atriz Zezé Motta falou sobre a importância do teatro baiano. “Eu percebo que os tempos mudam, as crises vêm e vão, e a Bahia não para, está sempre otimista e isso é muito bom. Eu me sinto emocionada com a homenagem que vou receber aqui hoje, porque é um incentivo para que a gente vá adiante, não desista da luta. As pessoas pensam que a vida do artista é só glamour, festa, mas não é. Viver de arte é difícil, no Brasil é bem difícil e todos nós que estamos fazendo arte somos muito gratos a todos os que podem nos apoiar, como é o caso que estamos festejando hoje”. 


Na plateia, o ator Marcelo Flores também destacou a grandeza do teatro baiano. “O teatro baiano é, sem dúvida, um dos grandes espaços de reinvenção das artes cênicas no nosso país. O teatro baiano tem sempre novidades, está sempre em tranformação, e se reinventa longe dos patrocínios das grandes empresas e das grandes verbas. Eu tenho muito orgulho de ser do teatro baiano”.

Confira os vencedores do 26º Prêmio Braskem:

Espetáculo Adulto: Por que Hécuba?
Espetáculo Infantojuvenil: O Mundo Das Minhas Palavras
Espetáculo do Interior da Bahia: O Teatro é de Cordel (Jequié)
Direção: Luis Alonso (Teatro La Independência)
Ator: João Guisande (Esse Amor e Retratos Imorais)
Atriz: Evelin Buchegger (Teatro La Independência)
Texto: Gil Vicente Tavares, (As Tentações de Padre Cícero)
Revelação: Bárbara Lais (pela atuação em Jackie - A do Mal ou Nem Tudo é O Que Parece)
Categoria Especial: Luciano Bahia (pelo Conjunto das Direções Musicais de 2018)


Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: 26º Prêmio Braskem de Teatro premia os artistas baianos
26º Prêmio Braskem de Teatro premia os artistas baianos
https://3.bp.blogspot.com/-eJ2FXijErcU/XN1gtZo_WAI/AAAAAAAAD9w/d2cuKiS5WHQc21Qy_Zm7ezbGFnKvAvaagCLcBGAs/s640/Foto%2BFernando%2BVivas_GOVBA%2B%25282%2529.jpeg
https://3.bp.blogspot.com/-eJ2FXijErcU/XN1gtZo_WAI/AAAAAAAAD9w/d2cuKiS5WHQc21Qy_Zm7ezbGFnKvAvaagCLcBGAs/s72-c/Foto%2BFernando%2BVivas_GOVBA%2B%25282%2529.jpeg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2019/05/26-premio-braskem-de-teatro-premia-os.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2019/05/26-premio-braskem-de-teatro-premia-os.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago