Fotos:Ascom/CMSF



O vereador Eri Costa (DEM) indicou ao Executivo a criação e implantação de Núcleo de Repressão a Crimes Cibernéticos em Simões Filho, em parceria com o Governo do Estado. 

De acordo com o autor da indicação, a intenção é combater o avanço da atividade criminosa, uma vez que os crimes cibernéticos têm preocupado as autoridades por conta dessa prática cada vez mais constante, o que justifica a iniciativa do vereador. 

“As pessoas são vitimas de vários crimes cibernéticos, devido à fraudes, invasão em contas correntes, golpes, Fake News etc. Cidadãos de bem comum têm tido a sua imagem deturpada e distorcida por marginais que, por trás de um computador, tentam macular a imagem das pessoas e causam danos irreparáveis”, relatou Eri que apresentou a indicação motivada por um fato recentemente ocorrido com dois jovens vitimas de Fake News no município. 

“Como sabemos, o mundo está cada vez mais conectado e a consciência digital, independentemente da idade, é o caminho mais seguro para o bom uso da internet, que, inclusive, está sujeita às mesmas regras de ética, educação e respeito ao próximo. Com o crescente número de usuários da web há cada vez mais espertalhões tentando tirar proveito da situação para roubar alguma informação ou criar as famosas “Fake News”. 

Segundo Eri, a prática de crimes virtuais torna-se ainda mais comum pela ilusão de que o computador ou o celular não poderá revelar a identidade dos envolvidos, além disso, muitos acreditam que a punição ainda é muito branda, ou mesmo inexistente. “Os usuários, por sua vez, ainda estão despreparados para reconhecer possíveis tentativas de fraudes, e assim acabam caindo em algum golpe. Diante disso, por não saberem de seus direitos, acabam ficando calados perante os crimes praticados”, argumentou.

Poste um comentário