Resultado de imagem para sarampo campanha bahia

Resultado de imagem para sarampo campanha bahia

A capital baiana foi incluída na lista elaborada pelo Ministério da Saúde com as cidades no chamado ‘estado de surto ativo’ para o sarampo.isso por conta da confirmação de um caso, alem disso um alerta foi emitido pela Secretaria de Saúde do Estado (sesab), que foi chamado de Casos Importados de Sarampo na Bahia, por se tratar de pessoas que muito provavelmente não contrairão a doença na Bahia. 


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que o primeiro caso o paciente reside em São Paulo e chegou a Porto Seguro em 29/06/2019, quando apresentou febre e tosse, evoluindo com exantema no dia 01/07/2019. A suspeita de sarampo foi notificada pelo município de Porto Seguro, o segundo caso, jovem de 28 anos, vacinada, é natural de Salvador, porém reside em São Paulo. Apresentou febre em 03/07/2019, acompanhada de dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, dor retro-ocular e presença de gânglios retroauriculares. Chegou a Salvador em 06/07/2019, proveniente de São Paulo, iniciando o exantema em 09/07/2019, sendo notificado pelo município de Salvador no mesmo dia e o terceiro caso é uma menor de 12 anos de idade, residente em Salvador, vacinada, que viajou com a família para Espanha no dia 21/06/2019, iniciando sintomas no dia 01/07/2019, apresentando febre alta, acompanhada de dor de garganta, conjuntivite, retornando a Salvador no dia 04/07/2019.


Os resultados de sorologia emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (LACEN) e do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro foi detectável para o vírus do sarampo, o que acende o alerta da necessidade de se fazer o bloqueio da doença por meio de vacinação da população das cidades da grande Salvador, e Simões Filho não deve ficar de fora.


A secretaria municipal de saúde de Simões Filho informou ao O Kotidiano, que há doses suficientes para atender toda população e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, veja na imagem quem pode ser vacinado.




É importante levar ao posto de vacinação documento de identidade, cartão do SUS e principalmente, o cartão de vacina.

Poste um comentário