Quem acompanha as sessões da Câmara pelo Portal (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) ou pela página do Legislativo no Facebook (www.facebook.com/cmvsf) já percebe uma significativa melhora na qualidade de som e imagem dos vídeos.

A inovação iniciou a partir do mês de agosto de 2019, desde a 18ª sessão ordinária, realizada no dia 6 do mesmo mês. O plenário da Câmara de Vereadores conta com duas câmeras para a transmissão disponível no Facebook.


A novidade a ser observada é o movimento das câmeras em plenário. Uma delas fica focada na Mesa Diretora enquanto a outra é direcionada ao parlamentar que faz uso da palavra. Novos equipamentos de som, como novos microfones, foram instalados para melhorar a qualidade de som de quem está nas galerias. Outra evolução é o uso do switcher de vídeo que possibilita uma melhor qualidade de corte de imagem em formato digital para que o telespectador/internauta assista às sessões na tela do computador ou do celular já em alta definição.


Coordenado pelo Analista de Suporte, Leonardo Ramos, fornecedor da Câmara, responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) da Casa, em conjunto com a Assessoria de Comunicação do Legislativo Municipal, o novo padrão de transmissão já está em execução para a modernização audiovisual, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.


Neste sentido, a proposta é garantir ainda maior qualidade de transmissão e inclusão de legendas nos vídeos. A medida, além de facilitar o acompanhamento do diálogo dos vereadores, permitirá maior acessibilidade ao conteúdo das sessões.


E as novidades não param por aí. Além de disponibilizar pelo Facebook, o canal da Câmara no Youtube também passará a ser atualizado com os vídeos das sessões ordinárias, sessões solenes e audiências públicas. A Ascom planejou a partir deste segundo semestre desenvolver programas audiovisuais, com entrevistas e reportagens sobre as ações do Poder Legislativo.


A implantação da transmissão ao vivo das sessões já ocorre entre 2017 e 2018 durante a gestão da Câmara conduzida, à época, pelo então presidente da Casa, vereador Genivaldo Lima (DEM) que autorizou a execução do recurso audiovisual em fase experimental e aprimorada na atual gestão do presidente do Parlamento Municipal, vereador Orlando de Amadeu. 


Somente a partir deste ano de 2019, foi possível fazer investimento financeiro para a compra de equipamentos de informática, som e imagem, como computadores, suprimentos, microfones e duas câmeras filmadoras para melhorar a qualidade dos processos administrativos e modernizar os recursos audiovisuais no plenário do Legislativo.


O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, conta com satisfação os investimentos em comunicação e ressalta que o aprimoramento no sistema de transmissão das sessões ao vivo já está em andamento, visando maior aproximação com o cidadão e mais transparência.


“O investimento visa melhorar a transmissão das sessões para levar a informação com mais qualidade para as comunidades, para que as pessoas possam saber o que está acontecendo na Câmara, sem contar que o vereador ganha um destaque com as informações e com o que ele fala diante do que está sendo transmitido. A gente tem se preocupado com a transparência das informações. Algumas gestões passadas não informavam tudo, e hoje, a gente tem essa preocupação de ter uma transparência nas informações e, graças a Deus, a gente está fazendo esse trabalho diferenciado”, destacou o presidente.


Quando assumiu a presidência em janeiro de 2019, o atual mandatário do Legislativo elaborou um ‘pacote de ações’ de curto e médio prazo, na intenção de promover melhorias nas estruturas da Câmara de Simões Filho.


No âmbito da comunicação, foi definido então que seriam realizados: a atualização do Portal Institucional da Câmara, a criação do Portal da Transparência do Poder Legislativo Municipal, o aprimoramento e aperfeiçoamento da TV Câmara e a implantação de sistemas informatizados para protocolos de ofícios, projetos de leis, moções, pareceres e demais documentações, de forma a reduzir o consumo de papel na instituição e agilizar a atividade legislativa.


Para possibilitar uma nova dinâmica na Comunicação, transformando em uma Câmara mais ativa com esforço para ser mais transparente, a Comunicação Legislativa foi uma das prioridades desde o início da nova gestão. A partir de então, foram ampliados os espaços de participação popular e os canais de interação com o cidadão através das redes sociais pelo Facebook e o Instagram, a criação da Ouvidoria e a TV Câmara.


Como parte de um trabalho intenso que visa aproximar os cidadãos das questões do Poder Legislativo da cidade, a Câmara Municipal de Simões Filho investiu na área de Comunicação utilizando com mais intensidade as redes sociais, aumentando exponencialmente a transparência da casa, com um maior engajamento da população com as publicações da Câmara.


Os alcances com o Facebook e o Instagram, e a TV Câmara são significativos com a elevação da audiência, e isso tudo sem gerar grandes despesas no orçamento.


As inovações do Legislativo Simõesfilhense no uso das novas tecnologias contribuem para a melhoria do reconhecimento e da reputação da Câmara junto à população.

A Câmara de Simões Filho realiza as sessões ordinárias todas as terças-feiras, às 9h. Elas são transmitidas pelo Portal da Câmara (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br), pela página oficial no Facebook (www.facebook.com/cmvsf) e também pela Rádio Simões Filho FM 87,9.

Poste um comentário