Governo lança plataforma digital para estimular voluntariado na Bahia | O Kotidiano

Archive Pages Design$type=blogging

1

Governo lança plataforma digital para estimular voluntariado na Bahia

Apoiar uma instituição social e projetos de voluntariado agora ficou mais fácil com o programa digital 'Bahia. Estado Volu...






Apoiar uma instituição social e projetos de voluntariado agora ficou mais fácil com o programa digital 'Bahia. Estado Voluntário', lançado pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (25), em evento realizado no antigo prédio da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A plataforma digital (www.estadovoluntario.ba.gov.br) vai conectar entidades públicas e privadas sem fins lucrativos aos cidadãos que queiram atuar como voluntários.



"Essa é uma ferramenta para aqueles que querem doar afeto, carinho e amor, além de algo que é muito valioso na vida de cada um de nós, que é o tempo. Então, é uma ferramenta que pretende juntar quem quer ajudar com quem precisa da ação voluntária, como grupos que salvam vidas, grupos que cuidam de crianças, grupos que prestam assistência à saúde ou grupos que atuam na educação. Enfim, as possibilidades são múltiplas", afirmou Rui.



Na ocasião, o governador escolheu o Projeto Horta Comunitária do Centro Social Urbano (CSU) Castelo Branco para atuar como voluntário. "Esse não é um programa do governo. Não é um programa do Estado. É um facilitador. É uma ferramenta da sociedade para facilitar o encontro daqueles que querem doar seu tempo com aqueles que estão precisando de apoio", acrescentou.



Desenvolvido pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o programa funciona da seguinte forma: os órgãos estaduais e as entidades privadas sem fins lucrativos vão cadastrar projetos na plataforma digital (www.estadovoluntario.ba.gov.br), enquanto os voluntários devem preencher um cadastro onde indicarão os dias e horários disponíveis para a realização de trabalhos voluntários, além das áreas que têm interesse em participar.




De acordo com o secretário da Saeb, Edelvino Góes, ainda existe a possibilidade de os candidatos receberem convites para participar de projetos adequados ao seu perfil. “O prazo para aceitar ou recusar o convite é de 48 horas. Caso aceite, aguardará a aprovação pelo gestor do projeto. Portanto, os interessados serão escolhidos por afinidade, de acordo com os eixos de atuação que cadastrar no portal e poderá exercer o serviço dentro de uma área confortável", explicou.



No lançamento, o instrutor de boxe Jeú Daltro, que é voluntário há 10 anos, destacou que o serviço voluntário é um ato social importante para o desenvolvimento da sociedade. “Compartilhar o que a gente sabe para melhorar a vida de pessoas que precisam é contagiante. Nessa última década, eu tenho me sentido muito mais envolvido com o mundo e realizado”.



Comitê Gestor



Os gerentes dos órgãos e entidades e das instituições privadas responsáveis pelos projetos deverão monitorar e avaliar os voluntários. O programa também possui um Comitê Gestor, composto por integrantes da Saeb e SJDHDS, além de representantes do Poder Executivo, escolhidos pelo governador.



O Comitê atuará de forma consultiva e deliberativa, com o objetivo de fomentar projetos e iniciativas que estimulem o engajamento do setor público, das instituições privadas sem fins lucrativos e da sociedade no desenvolvimento de atividades voluntárias.




Fotos: Camila Souza/GOVBA

COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: Governo lança plataforma digital para estimular voluntariado na Bahia
Governo lança plataforma digital para estimular voluntariado na Bahia
https://1.bp.blogspot.com/-iAdzQqJHu3Y/XY0MHVwgFsI/AAAAAAAAEjE/_mw3S0TI_xk6jxzW5j8jfTRRkQFkG4kCwCLcBGAsYHQ/s640/Foto_Camila%2BSouza_GOVBA%2B%25283%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-iAdzQqJHu3Y/XY0MHVwgFsI/AAAAAAAAEjE/_mw3S0TI_xk6jxzW5j8jfTRRkQFkG4kCwCLcBGAsYHQ/s72-c/Foto_Camila%2BSouza_GOVBA%2B%25283%2529.jpg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2019/09/governo-lanca-plataforma-digital-para.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2019/09/governo-lanca-plataforma-digital-para.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago