CowParade é uma evento criado pelo artista suíço Pascal Knapp, em 1998.






 
Desde a última quarta-feira (9/10) que a capital baiana foi invadida por vacas coloridas, é exatamente isso que você acabou ler, vacas de 60 artistas estão espalhadas por diversos, locais públicos de Salvador, é a CowParade o maior evento de arte a céu aberto do mundo, que tem como objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural.

]
Artistas selecionados usam como suporte para a arte uma escultura de vaca feita em fibra de vidro e em tamanho natural. Elas são expostas em vias públicas e podem ser apreciadas por todos. A CowParade surgiu com a ideia de um artista suíço chamado Pascal Knapp, em 1998, quando apresentou três modelos de vaca – deitada, pastando e em pé – durante um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para artistas locais se expressarem.

Fotos: Arquivo pessoal /Augusto Leal


60 artistas visuais baianos foram escolhidos para mostrar seus talentos, cores e texturas o que  faz de cada vaca peças únicas, algumas delas tem assinaturas já muito conhecidas como a de Bel Borba, a arte do grafite também está contemplada no evento, muitos adeptos desse estilo foram selecionados dentre os mais de 500 inscritos.



Simões Filho na CowParade

Destaque para um artista simõesfilhense, Augusto Leal que foi selecionado e teve assim como os outros artistas 30 dias para preparar sua obra, os traços já muito característico do jovem de Simões Filho que fica a 22 quilômetros de Salvador, estão presentes neste que é um dos mais importantes eventos de arte. Augusto é um entusiasta e militante do movimento artístico da sua cidade e resolveu nomear a sua vaquinha de "Simõesfilhense", para homenagear o aniversário do município que é 7 de novembro, um dia antes do fim das exposições das vaquinhas e estará até lá na Praça da Inglaterra no bairro do comercio, na cidade baixa.


"Sempre acompanhei a Cowparede. Gosto muito de arte de rua e fiquei muito feliz quando soube que o evento aconteceria em Salvador e mais ainda quando fui um dos selecionados. Além de ser um reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo, identifiquei a oportunidade de colocar Simões Filho no cenário da arte internacional, ao colocar o nome da vaca Simõesfilhense. O desafio de pintar a vaca, o contato com outros artistas e a sensação de ver ela já rua, em contato com as pessoas, é indescritível. Sem dúvida a participação na CowParade é um passo importante em minha trajetória nas artes visuais." Declarou o artista visual.




As obras serão leiloadas

Depois de sair das ruas e locais públicos, as vacas vão a leilão, e o dinheiro arrecadado será revertido para duas instituições beneficentes: as Obras Sociais Irmã Dulce, entidade filantrópica que abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, e o Hospital da Criança Martagão Gesteira, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste.


Mais de 10 mil artistas já participaram pelos mais variados países e diversas cidades inclusive brasileiras, desde que foi criado há 20 anos estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já viram uma escultura ao redor do mundo e os leilões das peças já possibilitou a doação de mais de US$ 35 milhões as mais diversas entidades.





Poste um comentário