Pequenas corrupções podem causar grandes consequências IA Paz do Eu
Pequenas corrupções podem causar grandes consequências IA Paz do Eu


Esquadra de Pedro Alvares Cabral, processo de ocupação iniciado por Tomé de Souza, Família Real em terras brasileiras, Grito de Independência, junto a tudo isso “os encontrados aqui no continente americano”, mais conhecido como Índio, tráfico de pessoas africanas, incentivo a imigração branca, ufa.... Podemos dizer que parte desses acontecimentos colaborou e continua colaborando na formação dos nossos hábitos, costumes, cultura, ou seja, nosso jeito de ser brasileiro 

A formação da cultura de um povo e seus costumes são um processo lento, gradual, continuo e permanente, além disso, sofre influencias interna e externas, (os meios virtuais nos dias de hoje é um exemplo), e ao mesmo tempo que delinear espaço temporal do surgimento de costumes ou cultura de um povo ou nação tem suas imensas complexidades, além disso, poderiam nos levar a diversos achismos, e com sérios erros de temporalidade. 

A nação brasileira em seu processo de formação não é diferente, sofre diversas interferências internas e externas. Somos de dimensões continentais e a temos pluralidade de pessoas na formação do tecido social que ajudam a compreender: os nossos sotaques, as nossas manifestações de Fé, as diferentes expressões culturais (na música, no teatro, no cinema, na literatura), enfim nas artes de um modo geral, nossas festas religiosas e sociais. O que dizer da nossa paixão pelo futebol, pelo carnaval, e nossa festa junina com raiz fortíssima na região nordestina, na gastronomia um imenso cardápio de fazeres e sabores... 

Somos plurais sim, nos nossos comportamentos, nossas ações, muitas vezes querendo levar vantagem em tudo, “furar fila” em lugares de atendimento é simples exemplo desse imenso emaranhado do jeito de nos sermos... Porém temos de nos orgulhar de sermos um povo ordeiro, amoroso, acolhedor, pontua aqui as exceções. O coronavírus ajudou a expandir “esses brasileiros” que muitas vezes passam batido por nós; pois explora-se muito as mazelas humanas, em detrimento das boas ações; na televisão quando passa uma reportagem sobre uma boa ação é como se fosse uma exceção do ser humano. 

Acredito que a relação de “defeitos” em nosso jeito de ser seja imensa, devemos sim a expô-las, ao mesmo tempo que precisamos ajudar a buscar outros caminhos que melhorem o nosso Jeito de Ser Brasileiro: “a Educação que siga paradigmas críticos e transformadores e não um modelo reprodutor”.

REGINALDO DIAS;
Historiador baiano nascido em Simões Filho. Formado pela Universidade Jorge Amado, Pós Graduação - História Social e Política do Brasil.

Poste um comentário