2 de Julho: fogo simbólico deixa Cachoeira com destino a Salvador
2 de Julho: fogo simbólico deixa Cachoeira com destino a Salvador
Foto reprodução/A tarde Uol




Ato Cívico em alusão a Incidência da Bahia, será realizado em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta quarta-feira (1), com transmissão em tempo real pela internet, redes sociais oficiais (Instagram e Facebook), @PrefeituraDeSimõesFilho, a partir das 09h. Em cumprimento as determinações dos órgãos controladores de saúde, o ato não será aberto ao público.


O Ato fará referência a data magna da Bahia, 2 de julho, quando se celebra a Independência da Bahia. Durante o ato alusivo, Fogo Simbólico, símbolo da união entre os povos, será acesa a pira municipal, as bandeiras serão hasteadas e os Hinos da Bahia e do Brasil serão entoados.


Às 16h outra Live será realizada, desta vez, com a participação do historiador Ademário Ribeiro, que fará um retrospecto histórico das lutas que arcaram a Independência baiana e a participação do município, para a consolidação desta luta.


Tradicionalmente, antes de chegar à capital baiana para o ponto máximo das comemorações ao 2 de julho, o Fogo Simbólico passa pelas cidades-chave da Independência, saindo de Cachoeira, passando por Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), depois pelas cidades metropolitanas São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, chegando à capital baiana no dia 2 de julho.


O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 197 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após à Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

Poste um comentário