A apresentação será transmitida ao vivo através do canal oficial do TRE-BA, no Youtube


Por Jane Figuerêdo

“Democracia, sistema político e eleições municipais” é o tema da conferência do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luís Roberto Barroso, na solenidade de abertura do I Encontro Virtual do Coptrel (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais), na próxima segunda-feira (29/06). A cerimônia será transmitida ao vivo através do canal oficial do TRE-BA, no Youtube, a partir das 14h. Em sua primeira edição no formato virtual, o Coptrel traz como principal pauta o desafio de fazer as eleições municipais 2020, tendo em vista a dificuldade que o Brasil está vivendo com a pandemia do coronavírus.

Na oportunidade, o presidente do TSE será homenageado com a Medalha do Coptrel Ministro Calos Ayres de Britto, honraria concedida pelo colegiado. A outorga da medalha foi iniciativa do Desembargador Jatahy Junior, presidente do Coptrel e do TRE-BA. O ministro Luís Roberto Barroso comandará o processo eleitoral das Eleições Municipais de 2020 e cumprirá o mandato até 28 de fevereiro de 2022, quando chega ao fim seu segundo biênio como ministro efetivo do TSE.

A honraria

A Medalha de Mérito Eleitoral do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais –Coptrel, batizada “Ministro Carlos Ayres de Freitas Britto”, foi aprovada pelo colegiado em 12 de setembro de 2008, no XLII Encontro do Colegiado, em São Luis – MA, sob a presidência do Desembargador Cláudio Manoel de Amorim Santos. Naquela ocasião, foi deliberado pela outorga da primeira medalha ao Ministro Ayres Britto, então Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

O nome do primeiro homenageado inspirou o título da honraria, em razão de sua reconhecida dedicação à Justiça Eleitoral e dos valiosos serviços consignados. A medalha é conferida àqueles que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, destacaram-se pelo saber jurídico, tirocínio no exercício da função, ou pela cooperação material ou humana propiciadora de efetiva melhoria e dinamização do mister eleitoral.

O encontro

O Coptrel (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais) realizará, no próximo dia 29, o seu 1º Encontro Virtual, ocasião em que os gestores máximos da Justiça Eleitoral debaterão os rumos do processo eleitoral no atual cenário. Ao contrário das edições anteriores, este ano o encontro será realizado em um único dia. A escolha do formato virtual se deu por conta da pandemia da Covid-19. O evento será realizado das 8h30 às 18h, através da plataforma de videoconferência Zoom. As reuniões setoriais estarão restritas aos participantes, mas o público poderá acompanhar a conferência de abertura através do canal oficial do TRE-BA, no Youtube.

Matéria: Jane Figuerêdo

Poste um comentário