Tudo sobre o São João de Campina Grande 2019! | Dicas de viagem ...

Fácil e barato: aprenda a fazer bandeirinhas de festa junina ...

“São João uma festa de fogueira 

Meio do ano todo mundo interior 

É festa que o povo chama junina 

E as cidades se enfeitam sim sinhô” 

A música composta por Reginaldo Dias e Walmir de Brito retrata uma festa que se comemora praticamente em todo território nordestino, o mês junino começa com a devoção ao santo casamenteiro Santo Antônio, seu nome de batismo Fernando Antônio de Bulhões, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. Os devotos fazem a trezena que se inicia no primeiro dia de junho e vai até o dia 13, além disso, muitos devotos gostam de rezar para Santo Antônio em suas casas e em muitos lares é feito um altar especialmente para os treze dias de novena, outro ponto a se observar são as guloseimas que são servidas no final das orações. Uma cidade no interior que comemora os dias de Santo Antônio é município de Rui Barbosa que fica distante da capital pouco mais de 300km. Miralva Dias, mãe de Tia Má, é devotíssima desse santo, e todos os anos além de rezar para Santo Antônio em sua casa, acompanha missas quando pode na Igreja dele que fica no bairro da Barra. Um pouco, mais a frente 24 de junho comemora o dia de São João, as cidades se enfeitam sim sinhô, as feiras ficam carregadas com os alimentos típicos para essa festa, como laranjas, milho verde, licor, carimã, amendoim, entre outros. Nas portas a noite é muito comum vermos as fogueiras acesas, crianças soltando fogos e a guerra de espadas em Cruz das Almas e Senhor do Bonfim que são símbolos dessas disputas. Podemos assim dizer que São João é uma festa de família. Encerrando esse período junino de festas temos o santo São Pedro, comemorado no dia 28 de junho, assim como os outros santos São Pedro também é comemorado a exemplo do município de Simões Filho. 



“Já andei por aí afora atrás de um bom sanfoneiro 

Fui me parar em campina Grande 

Lá o São João é o mês inteiro 

Caruaru faz uma festa Grande 

Areia Branca sempre uma beleza 

E no Nordeste por todos os cantos 

Tem sanfoneiro com certeza...” 

Reginaldo Dias e Walmir de Brito já nessa composição retratam um componente muito importante para alegrar essa festa junina que é o sanfoneiro, no Nordeste podemos dizer sem modéstia que é um celeiro desses músicos. O Festival Internacional da Sanfona sediado em Juazeiro, no norte da Bahia tem contribuído para valorização desses importantes músicos juninos, sem esquecer do zabumbeiro e do tocador de triângulo, e quando vamos falar de sanfona e sanfoneiro (a) seu Lua tem de ser lembrado sempre. Outros tantos sanfoneiros como Dominguinhos in memoriam, Marquinhos Café ex sanfoneiro de Adelmario Coelho, Targino Gondim, Flavio José, Lucy Alves, Paulinha Oliveira de Cruz das Almas, Trio Nordestino, cantores como Santanna o cantador, Virgílio, Alcymar Monteiro e tantos outros. Nessa festa não podemos esquecer do brilhantismo que as quadrilhas de São João deixam durante suas apresentações e que atraem muita gente para ver e admirar. 

O São João corre pelo Nordeste a fora com shows, comidas típicas, fogueiras acesas e fogos. As cidades muitas vezes deixam a sensação de estarem em disputas; quem fica mais arrumada, quem atrai mais turistas, quem leva mais atrações. São muitas das cidades baianas que tem o são João como seu maior evento, e exemplos não faltam como Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Cachoeira. Já mais distante de nós baianos não devemos deixar de lembrar que Campina Grande na Paraíba e Caruaru em Pernambuco disputam em tamanho como fazem essa festa. A influência da festa junina vem dos povos europeus, indígenas e africanos que colaboraram e muito para o surgimento dos festejos juninos: 

“Como o forrobodó africano (espécie de dança de arrasta-pé), que daria no forró nordestino, e a quadrilha caipira, que herdou elementos de bailes populares da Europa – palavras como “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, por exemplo, são adaptações de termos de bailes populares da França”.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-sao-joao.htm 



A pandemia que passa o Brasil no momento vai impactar nos festejos, porém as comemorações dentro de casa não deixarão de ser realizadas, os músicos em sua maioria juninos farão em amplitude suas lives.




REGINALDO DIAS
Formado em História na Universidade Jorge Amado
Pós Graduação - História Social Política e Econômica do Brasil
JUNHO DE 2020

Poste um comentário