Foto: Reprodução/ estaçõesferroviarias.com.br

Saindo de Salvador pela BR 324, pouco mais de 20 km já estamos entrando na cidade, muito próxima a Capital baiana, a Camaçari, a Candeias, a Lauro de Freitas entre outras cidades do Estado da Bahia, conhecida como Água Comprida até sua emancipação em 07 de novembro de 1961, estamos falando do município de Simões Filho, seu nome tem relação com o jornalista Ernesto Simões Filho. 

O primeiro prefeito a administrar o município foi o senhor Dr. Cícero Simões da Silva Freitas. A emancipação municipal ocorre diante de ações de pessoas como Walter José Tolentino Álvares, Altamirando Ramos, Noêmia Meireles Ramos, professora Maria Chaves, Padre Luiz Palmeira. Simões Filho durante um período do Regime Militar foi considerado área de segurança nacional, passando a ser administrado por Prefeito nomeado. 

Suas dimensões são de 201,2 km² e uma população que já ultrapassa os 130.000 habitantes, de acordo o último censo. Composta de diversos bairros como Góes Calmon, Pitanguinha, Aratu, Vida Nova, Cotegipe, Oitizeiro, Simões Filho I, entre outros. Sua economia abrange fábricas, principalmente as do CIA (Centro Industrial de Aratu), criado através da Secretaria de Desenvolvimento, a partir do Decreto Estadual nº 19.332 de 11 de novembro de 1964. Com passagem pelo seu território O Rio Joanes, que ocupa uma área de aproximadamente 1.200 Km², apresentando uma extensão linear de 75 km, com 40% de participação no abastecimento de água da capital baiana, e da região Metropolitana. 

Outros pontos a se destacar nessa Cidade é o fato de ter abrigado o Clube Leônico que já foi campeão baiano em 1966 em cima do Vitoria, por essa façanha ficou conhecido como "Moleque Travesso”, em 1978 vice-campeão. Santa Irmã Dulce dos pobres tem uma de suas obras instalada no município, Lazzo Matumbi, cantor, nasceu em Salvador, mas passou um período da sua infância em Cotegipe...CONTINUA.





REGINALDO DIAS

Formado em História na Universidade Jorge Amado

Pós-Graduação - História Social Política e Econômica do Brasil


Poste um comentário