Foto: Lau Loko





A partir de 07 de novembro de 1961, sobre a Lei nº 1538 de 1960 o local que era conhecido por Água Comprida passa a se chamar de Simões Filho. Nesse novo município baiano localizado na Região Metropolitana de Salvador fica instalada uma das diversas obras de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida por Irmã Dulce, religiosa incansável em sua dedicação aos pobres e doentes a OSID (Obras Sociais Irmã Dulce), reconhecida pelo Vaticano como Santa Dulce dos Pobres em 2019. Além da presença da OSID, podemos destacar diversos surgimentos para o crescimento da economia local e das regiões próximas, um exemplo desses seguimentos está na sigla CIA (Centro Industrial de Aratu) fundada em 1967 fica localizada entre Candeias e Simões Filho, o Porto de Aratu localizado no Município de Candeias têm suas atividades diretamente relacionada ao CIA. 

Falar de Simões Filho dessa época e do seu desenvolvimento econômico não podemos deixar de citar a importância da RFFSA (Leste Brasileira), o trem foi o transporte por muito tempo o único meio mais rápido a chegar nessa e em outras localidades baiana, pois as estradas muitas vezes sem condição de tráfego e veículos motorizados eram objetos de consumo bastante distante de boa parte da população. O trem tinha diversas funcionalidades, entre elas a de levar passageiros, outra de carga, e entre outros afazeres.

Aqui cito nomes dos trens que saiam da Estação da Calçada (Alagoinhas, Noturno, Lobisomem, Rápido e o Expresso esse último citado como o próprio nome sugere era um trem diferenciado, com poucas paradas, e seus bilhetes de embarque eram mais caro). Um diálogo com moradoras antigas de Góes Calmon Miralva Dias e Helena Barros – mais conhecida por Leninha, as duas discorrem desse tempo áureo do uso do trem como transporte de pessoas e cargas, elas apontam para sensação da chegada do trem na Estação de Góes Calmon, onde as pessoas se arrumavam para ver o trem chegar, nesse cenário podemos imaginar que em outras localidades o feito era o mesmo. O centro de Simões de Filho também tinha uma estação de trem por lá passavam muitos passageiros inclusive para ir à feira que ficava montada onde hoje é uma praça que se chama Noêmia Meireles Ramos, mas já foi conhecida como Praça da Bandeira; segundo Miralva e Leninha em suas narrativas desses tempos o trem era um dos meios utilizado para se deslocar para essa feira, que além de ser um lugar de compras servia para matar saudades, rever seus entes queridos.

Nos dias de hoje seu desenvolvimento econômico e social oportunizou o surgimento de diversos empreendimentos comercias, grandes redes de supermercados, restaurantes, lojas de diversos seguimentos da economia, feiras, no seguimento da educação destaco a presença do IFBA(Instituto Federal da Bahia, a tudo isso deve a diversos fatores, como ações do poder público para atrair investimentos para o município, assim como a própria dinâmica do tecido social simõesfilhense .

Simões Filho e sua dinâmica em diversos seguimentos. Na linha artística cito Silvano Sales, no esporte a Cidade já foi campeão nacional de Handebol. ¬CONTINUA...







REGINALDO DIAS 

Formado em História na Universidade Jorge Amado

Pós Graduação - História Social Política e Econômica do Brasil

AGOSTO DE 2020

Poste um comentário