Importante sair de casa sabendo onde votar, usando máscara e realizando distanciamento social; aplicativo e-Título pode ser consultado e apresentado como documento

Para garantir a segurança sanitária no dia das votações municipais de 2020 – próximo domingo (15/11) –, a Justiça Eleitoral listou em seu portal uma série de medidas a serem adotadas. Entre as recomendações, estão os cuidados antes de sair de casa e no local de votação, além do passo a passo do voto e a justificativa de ausência às urnas.

Os eleitores estão sendo orientados a sair para votar só depois de confirmar seu local de votação, o que pode ser feito pelo aplicativo e-Título. O acesso só será permitido àqueles que estiverem usando máscara. Também é recomendado que cada eleitor leve a sua caneta, para evitar o contato com o material compartilhado por outras pessoas.

Para facilitar o voto e gastar menos tempo, ajuda levar uma “cola” com os números dos candidatos escolhidos. Durante o trajeto e no local de votação, é importante manter a distância mínima de um metro e evitar o contato físico com outras pessoas. Se possível, o eleitor não deve levar crianças ou acompanhantes este ano em que a segurança está associada ao menor número possível de pessoas nas ruas.

É recomendado não deixar para votar na última hora, observando que os primeiros horários – das 7h às 10h – são preferenciais para os maiores de 60 anos ou aqueles considerados de grupos de risco ao coronavírus. Antes e depois do voto, os eleitores devem limpar as mãos com álcool gel.

Não será permito se alimentar, beber ou realizar qualquer atividade que exija a retirada da máscara nos locais de votação. Todos devem permanecer nestes locais apenas o tempo necessário para votar. Eleitores que estiverem com febre no dia 15 de novembro e aqueles que tiveram Covid-19 nos 14 dias antes desta data devem permanecer em casa. A justificativa de não comparecimento também pode ser feita pelo e-Título.

Poste um comentário