Por: REGINALDO DIAS

Formado em História na Universidade Jorge Amado
Pós Graduação - História Social Política e Econômica do Brasil
JULHO DE 2021







APOLÍTICO

O Cidadão apolítico é um ser social que não tem nenhum interesse por política, pelo governo que exerce, o poder em sua Cidade, Estado ou País. Além disso, é indiferente à política, pouco ou nada discute sua importância no seio social. Já o Ser Político tem a política como premissa de sua existência, apesar de ser crente dessa filosofia estar longe de respirar e viver todos os dias.

A política é a essência de qualquer sociedade, através dela negociamos uma gama de valores sociais, costumes, leis, além disso fazemos e mantemos nossas relações pessoais, entre municípios, estados e nações. Usamos seus recursos diariamente e muitas vezes não damos conta que estamos praticando política, pois um simples ato de negociar com nossos pais o horário de chegar em casa já estamos praticando política. Sei que muitos relacionam política com ato de ser político, de estar filiado a um partido político, sair candidato e depois ser eleito.

Seria bem interessante que nossos interesses pela política não fossem só no período bem próximo das eleições, pois ao darmos nosso voto a um candidato, não só ajudamos a eleger, mas passamos a ele autorização para nos representar diante do parlamento e executivo. Essa autorização em média é de quatro anos. Sempre que possível procure saber quem é o candidato em quem você quer votar. Vejo exemplos recente onde muitos falam em arrependimento do seu voto dado. Lembre-se de que dentro do voto vão as diretrizes da educação, saúde, políticas públicas de segurança, regulação das relações trabalhistas...

A primeira vítima do golpe de estado é a democracia, e o seu direito de escolha vai junto. A democracia é tão instigante que só ela te dá o direito de criticá-la.

LEMBRE-SE : QUEM NÃO GOSTA DE POLÍTICA É GOVERNADO POR QUEM GOSTA

“Não penses mal dos que procedem mal, pense que estão equivocados”. (Sócrates O filósofo morreu em 399 a.C. aos 71 anos de idade)

“A democracia surgiu na Grécia, com o significado de governo do povo (demo = povo, cracia =governo), e foi implantada em Atenas, por volta de 510 a.C., quando.”




Referência Bibliográfica

https://www.preparaenem.com/historia/a-democracia-ateniense.htm

Poste um comentário