De acordo com estudos realizados para a criação da vacina contra o novo Coronavírus, a segunda dose, também conhecida como dose de reforço, é fundamental e indispensável para a conclusão do ciclo de imunização contra a Covid-19. Nesse sentido, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), alerta a população e segue reforçando as atividades.


“Seguimos alertando e convocando a população para a conclusão do ciclo vacinal. Não podemos relaxar. A CoronaVac, AstraZeneca e a Pfizer, vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. Os estudos indicam que a segunda dose é indispensável. Quanto maior for o número de pessoas imunizadas, menos será o número de pessoas infectadas. Essa é uma luta coletiva e vamos seguir avançando. Faça a sua parte”, pontuou Iridan Brasileiro, secretária de Saúde.

Os atendimentos acontecem semanalmente, em pontos estratégicos, com o intuito de incentivar os munícipes a se vacinarem na data prevista. Para saber a data da segunda dose, o munícipe deve verificar o cartão de vacina, a caderneta onde foi registrada a primeira dose.


Segundo infectologistas, a primeira dose induz o sistema de defesa a produzir anticorpos e a segunda dose, reforça essa produção. Com as duas doses, o indivíduo pode até adquirir a doença, mas em estágio mais leve.

No município, durante os atendimentos, as equipes de saúde ainda orientam o público sobre a importância de manter todos os cuidados necessários mesmo após o recebimento das duas doses do imunizante, como o uso da máscara cobrindo nariz e boca, lavagem das mãos, uso do álcool 70% e distanciamento social.

Poste um comentário