Por: Reginaldo Dias
Formado em História na Universidade Jorge Amado
Pós Graduação - História Social Política e Econômica do Brasil
Julho de 2021




“...E nossos miúdos lá da escola perguntávamos à vovó Chica, qual era a razão daquela pobreza, daquele nosso sofrimento. Xé menino, não fala política, não fala política, não fala política...”

“...Mas a velha Chica embrulhada nos pensamentos, ela sabia, mas não dizia a razão daquele sofrimento. Xé menino, não fala política, não fala política, não fala política...”




Trechos citado acima foi retirado de uma música escrita por um artista angolano de nome Waldemar Bastos. A letra retrata o período em que Angola ficou sobre o domínio de Portugal. Fazendo as devidas proporções, essa letra se encontra com os nossos tempos. O Brasil passou mais de duas décadas sobre Regime de Exceção entre anos 60 e 80 do século XX. Com a eleição de Tancredo Neves de forma indireta em 1985 pelo Congresso Nacional e a Constituição de 1988 a democracia aos poucos voltou a ocupar os nossos espaços. A liberdade de Imprensa, liberdade partidária, as eleições livres para todo os cargos eletivos entre outras foram sinais claros de que o Estado de Exceção tinha chegado ao seu fim.

A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo afirmou Abraham Lincoln. Muitos dizem que a democracia é a presença de todos nas eleições de seu País, porém a de se notar que outros tempos de prosa no Brasil desde “cala a boca” à ameaça as eleições, caso ela não for realizada aos seus sonhos. “...xé menino” vamos falar de política, de eleição, pois enquanto houver democracia a sua voz ecoa pelo País.

Lembre-se: numa democracia quem decide os rumos da Cidade, Estado ou do seu País é o povo que nele habita através da sua voz que ouvimos pelo voto colocado nas urnas ELETRÔNICAS. A eleição darmos a nós o direito do “RECALL” para trocarmos autoridades políticas. É preciso que mais Cidadãos se interesse por políticas, entenda a função dos prefeitos, governadores, presidente, deputados, vereadores, pois depois de eleitos são nossos representantes, e administradores da nossa GRANA (impostos), suas posições vão afetar nossas vidas.

Sei que nossa democracia ainda carece e muito aos pleitos sociais, principalmente aos mais vulneráveis. A democracia se amplia com acesso maior ao mundo do conhecimento, a rede de saúde, moradia digna, segurança, nossa participação mais ampla no universo das politicas públicas elaboradas pelos nossos gestores públicos... Os nossos governantes sabem que é esse acesso a nós ainda carece e muito, cabe a nós entender que eles são nossos funcionários e que têm que prestar contas dos seus serviços na administração pública. Seus salários e vantagens são pagos com nossa GRANA (impostos).



A democracia com seus defeitos, que não são poucos, porém as vejo como o melhor regime apresentado, pois só ela nos dar o direito de critica-la.



Poste um comentário