As gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 poderão completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e/ou Sinovac. A orientação é do Ministério da Saúde, por meio de nota técnica Nº 6/2021-SECOVID.

Segundo a nota, “Às mulheres que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz e que estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós-parto) no momento de receber a segunda dose da vacina deverá ser ofertada, preferencialmente, a vacina Pfizer/Wyeth. Caso este imunizante não esteja disponível na localidade, poderá ser utilizada a vacina Sinovac/Butantan. Os indivíduos que receberem a vacina no esquema de intercambialidade deverão ser orientados a respeito das limitações referentes aos dados existentes e do perfil de risco benefício”.


Até então, a orientação do Ministério da Saúde era para que as grávidas que foram imunizadas com a primeira dose da AstraZeneca aguardassem 45 dias após o parto para completar o esquema vacinal.

Na época da suspensão, maio/2021, o Ministério da Saúde levou em consideração as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conta de uma possível “reação adversa”. Nesse sentido, visando à promoção da vida e conclusão do ciclo vacinal, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) poderão completar o esquema vacinal com outra vacina (Pfizer e/ou Sinovac).

Poste um comentário