Símbolo de integração, ponte entre Barra e Xique-Xique é entregue pelo Governo do Estado

Encurtar distâncias, acelerar o desenvolvimento e fazer da Bahia um estado cada vez mais integrado. Estas são algumas das missões sendo cum...







Encurtar distâncias, acelerar o desenvolvimento e fazer da Bahia um estado cada vez mais integrado. Estas são algumas das missões sendo cumpridas, a partir de agora, pela Ponte Barra - Xique-Xique. Com seus mais de mil metros de extensão sobre o Rio São Francisco, a obra foi inaugurada nesta sexta-feira (3), pelo governador Rui Costa, e transforma, definitivamente, o cenário na ligação entre o oeste e o centro-norte do estado, beneficiando diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.


Até a chegada da ponte, balsas e barcos cumpriam o dever de transportar veículos e pessoas entre os dois lados do rio, percurso que, considerando o tempo de espera, poderia durar mais de 1 hora. Essa realidade se torna passado com a chegada da obra estruturante na qual o Governo do Estado investiu R$ 133 milhões.


"Essa ponte não é apenas uma obra de concreto. É uma importante ligação entre duas regiões com forte vocação agrícola, que são o Oeste e a região de Irecê. Também estamos integrando essas duas regiões com o norte da Bahia. Presenciaremos, no futuro breve, o impacto econômico dessa obra no desenvolvimento dessa região. É um momento de alegria, investimentos que transformam a atividade econômica e transformam a vida das pessoas", explicou o governador, após inaugurar, oficialmente, o equipamento.


Para o vice-governador João Leão, também presente no evento, "essa obra representa muita coisa boa e um futuro muito grande. Estão construindo aqui na região usinas de açúcar, grandes projetos de irrigação, e ainda virão muitas obras que vão se complementar com essa ponte", complementou.


Além da ponte, outras obras de melhorias foram realizadas na BA-160, integrante do Sistema Viário BA-052, como restauração de 28 quilômetros, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus, correções na geometria da rodovia e melhoria de acessos locais.


As intervenções geraram cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos, e são fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Concef), com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como agente fiscalizador. "A ponte vai integrar duas regiões produtivas na área da agricultura e do agronegócio, permitindo não só a interação entre essas regiões como o escoamento da safra nos dois sentidos, para o leste e para o oeste da Bahia. Foi um compromisso do Governo do Estado, que entregou uma obra desta magnitude em tempo recorde", destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.



Motorista de caminhão, Paulo Marques faz, diariamente, a travessia entre Xique-Xique e Barra para fazer entregas da empresa onde trabalha. Saindo da balsa, provavelmente pela última vez, ele já fala com expectativa positiva sobre a ponte. "Com certeza vai ser muito melhor para a gente. Vai mudar 100%. Só a demora que a gente esperava para atravessar era demais. Mas agora com essa ponte vai ser tudo de bom".


O mesmo acontece com a estudante de agronomia Caroline Santos. Morando em Barra, ela faz estágio em Irecê e frequentemente precisava atravessar o rio pela balsa. "É um sonho que está sendo concretizado. Nossa cidade ficou muito tempo atrasada, justamente, por não ter uma ponte como essa. Mas agora é uma realidade e estamos muito felizes, tanto a população de Barra como das cidades vizinhas", conta a jovem.


Além dos prefeitos de Barra, Xique-Xique e de outras cidades da região, deputados estaduais e federais, os senadores baianos Otto Alencar e Jaques Wagner acompanharam a inauguração.


Pontes para o futuro

Além da mais jovem e recém-inaugurada Ponte Barra - Xique-Xique, nos últimos 15 anos, o Governo do Estado investiu na construção e recuperação de uma série de pontes e passarelas que têm ajudado a interligar de forma mais rápida e segura diferentes cidades e facilitado a vida de seus habitantes. Entre essas se destacam a Ilhéus-Pontal (2020); ponte sobre o Rio Baetantã, em São Roque do Paraguaçu (2019); ponte sobre o Rio Itapicuru Mirim, na BA-381, entre Itiúba e Filadélfia (2018); ponte sobre o Rio Pratigi, em Ipirá (2017) e a ponte sobre o Rio de Ondas, em Barreiras (2013). Em 2010, foi construída a passarela Luiz Felipe de Souza Leão, que liga São Félix do Caribe e Santa Maria da Vitória.

COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: Símbolo de integração, ponte entre Barra e Xique-Xique é entregue pelo Governo do Estado
Símbolo de integração, ponte entre Barra e Xique-Xique é entregue pelo Governo do Estado
https://1.bp.blogspot.com/-Rg0FNH83w2s/Ya1tSVAbhWI/AAAAAAAAJW8/VNRfeEhuj4ELjeG-hPngHk7R8xH2Uc0bgCPcBGAsYHg/w640-h360/Foto%2BManu%2BDias_GOVBA%2B%252811%2529.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-Rg0FNH83w2s/Ya1tSVAbhWI/AAAAAAAAJW8/VNRfeEhuj4ELjeG-hPngHk7R8xH2Uc0bgCPcBGAsYHg/s72-w640-c-h360/Foto%2BManu%2BDias_GOVBA%2B%252811%2529.jpeg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2021/12/simbolo-de-integracao-ponte-entre-barra.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2021/12/simbolo-de-integracao-ponte-entre-barra.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago