O município de Simões Filho registrou a primeira morte por Influenza A H3N2, que tem provocado surtos de gripe em todo estado da Bahia. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (7), por meio do exame laboratório realizado pelo Central de Saúde Pública da Bahia (Lancen-BA).


A vítima, uma mulher idosa de 81 anos, diabética, moradora do bairro da Pitanguinha, deu entrada na Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus do município no dia 23.12, apresentando febre, tosse, baixa saturação, desconforto respiratório e evoluiu para óbito em 25.12. O caso estava em investigação, sendo confirmado pelo Lancen, na presente data.


H3N2 - Dados Sesab:
De 1º de novembro de 2021 até 7 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1661 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 128 municípios. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação.


Até o momento foram registrados 54 óbitos em residentes de Salvador (42), Feira de Santana (3), Canavieiras (2), Valença (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Cabaceiras do Paraguaçu (1), Urandi (1), Sapeaçu (1) e Camaçari (1).


Medidas de prevenção:
A população pode e deve adotar as seguintes medidas de precaução: utilizar máscara e álcool em gel; lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos; evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe; evitar aglomerações e ambientes fechados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Poste um comentário