A educação é um direito fundamental a qualquer ser humano. Por meio dela, garante-se tanto o desenvolvimento social quanto econômico e cultural. No entanto, nem todo cidadão tem acesso ao ensino de qualidade, o que o impede de entrar no mercado de trabalho e tendo chances menores de conquistar vagas em vestibulares ou concursos públicos.


Foi pensando em melhorar a realidade desses jovens que o vereador Everton das Placas (PSL) criou o Projeto Integra Jovem, com a finalidade de levar capacitação gratuita para os bairros de baixa renda da cidade de Simões Filho. Os cursos têm a carga horária de 10h e variam de acordo com a demanda de cada bairro.


No caso de Santo Antônio Rio das Pedras, primeiro a ser contemplado, os cursos iniciaram no último dia 31 e estão sendo de operador de caixa e atendente de farmácia. A escolha do lugar foi feita por se tratar de um bairro descentralizado, onde os moradores enfrentam dificuldades de locomoção devido à distância, explica Everton. “Além do mais, é um local que temos um carinho muito especial”, diz. As turmas estão no 3º dia de aula e com quase 80 alunos.


O vereador conta que o projeto nasceu depois de ver de perto a necessidade das pessoas. “A maioria não tinha curso profissionalizante e isso dava uma certa dificuldade com a entrada ao mercado de trabalho. Isso tocou muito no nosso coração, então decidimos colocar como meta, caso ganhássemos a eleição”, diz o parlamentar.


“Vemos muitos jovens com currículos vazios, sem curso nenhum, e às vezes um determinado curso faz toda diferença na hora da contratação. Nossa intenção é contribuir, com o nosso mandato, na educação. A prefeitura tem feito o trabalho dela e a gente está fazendo a nossa parte. Tenho certeza que esse curso vai fazer muita diferença na vida dos jovens”, finaliza Everton.


Para ele, o sentimento é de gratidão por estar sendo usado por Deus para praticar o bem na vida das pessoas. “Nossa esperança é que esse projeto possa mudar a vida dessas famílias e de outras que estão por vir. Não vamos parar por aqui, esse tipo de trabalho que estamos fazendo e a gratidão dessas pessoas que confirmam que estamos no caminho certo. Agradeço ao nosso grupo que não tem parado um só dia nessa batalha de fazer o bem às pessoas”, afirma.


Além dos cursos, estão sendo recolhidos os dados dos alunos para produção dos currículos já atualizados, “levando em consideração que muitos deles não possuem acesso a computadores, ou não sabem fazer o próprio currículo pelo celular”, diz o vereador. Por esse motivo, todos os estudantes recebem cinco cópias do documento para serem entregues às empresas que estejam contratando profissionais.


Para acompanhar a abertura das inscrições em outros bairros, acompanhe as redes sociais do vereador.


Instagram:
@evertondasplacasoficial

Facebook:
https://www.facebook.com/evertondasplacas

Poste um comentário