A deputada estadual defendeu nesta terça-feira (8), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a aprovação de um projeto de sua autoria para criar a Bolsa Social Maria da Penha, um auxílio financeiro destinado às mulheres ameaçadas ou vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, em situação de vulnerabilidade social. Ela apresentou a indicação no final do ano passado e diz esperar que a matéria seja aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e encaminhada ao Governo do Estado.


"A violência contra a mulher é hoje um tema amplamente discutido e, infelizmente, estamos vendo uma escalada dos casos de crimes contra elas. Recentemente, tivemos um caso de uma mulher assassinada pelo ex-marido na frente do filho. É preciso, por um lado, atuar para inibir os casos e punir os autores e, por outro, garantir uma assistência a estas mulheres que sofrem diariamente com essa violência", afirmou ela.


O auxílio financeiro, defende a deputada, vai permitir que as vítimas possam se afastar dos agressores. "Sabemos que a violência atinge todas as classes, mas as mulheres mais pobres são as mais afetadas, segundo apontam estudos. E sabemos que muitas delas têm dependência financeira dos agressores. O auxílio vai tirar elas dessa dependência", argumenta.


Segundo a deputada, várias iniciativas nos últimos anos avançaram no sentido de combater a violência contra a mulher e ampliar os direitos delas. Contudo, pontua, é preciso avançar ainda mais. "Neste Dia Internacional da Mulher, é preciso celebrar as conquistas, como a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio, mas também precisamos alertar que muito ainda precisa ser feito para proteger as mulheres", ressaltou.




Foto: Divulgação

Poste um comentário