VLT é tema de Audiência Pública na Câmara

Fotos Luciano Cunha/Ascom-CMSF Por: Natália Ramos/Ascom-CMSF  Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador e os impactos que se...







Fotos Luciano Cunha/Ascom-CMSF


Por: Natália Ramos/Ascom-CMSF 

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador e os impactos que serão causados no município de Simões Filho foi o tema da Audiência Pública promovida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Erí Costa (MDB), realizada na manhã desta quarta-feira (30), no plenário da Câmara.




“Essa audiência foi feita às pressas devido à urgência e à grande complexidade que o assunto exige, pois impacta diretamente os moradores da Ilha de São João, que possivelmente serão afetados com desapropriações. Esse foi o maior gancho que eu quis trazer porque trata-se de moradias”, comentou Costa.




A realização do debate também teve o objetivo de explicar à população o que está acontecendo no estado, de acordo com ele. “Não vamos permitir que isso passe por Simões Filho despercebido, então é uma forma de incluirmos a Câmara como um sinal de que nós estamos atentos também”, disse.




Um dos principais assuntos abordados foi o significado da sigla VLT. Gilson Vieira, coordenador da Associação Nacional Movimento Trem de Ferro e presidente do Movimento Ver de Trem, explicou que “todas as pessoas ainda falam que VLT é Veículo Leve sobre Trilhos, mas para o governo é Veículo Leve sobre Transporte, que é o monotrilho. Trata-se de um veículo de monovia, que circula em guia elevada de concreto de 12 metros e usa pneu”.




Ele contou ainda que o pneu causa poluição por ser descartado a cada 40 mil km rodados, além de ser um custo maior para implantação e manutenção. “Já a roda do trem dura 10 anos. É necessário rodar mais do que 1 milhão de km para que isso aconteça”, falou.




Neste sentido, Jocival Tibúrcio, integrante da Associação Nacional Movimento Trem de Ferro e presidente da União Bairros de Salvador (Unibairros), enfatizou que é necessário esclarecer que existia um projeto que foi mudado pelo governo estadual. “O governador apresentou um projeto de VLT e na hora de executar, ele apresentou um outra ideia com características e objetivos diferentes. E o pior de tudo isso é que não voltou a consultar a população. Eles teriam o direito, sim, de fazer isso, mas teriam que explicar o motivo de terem mudado e qual a finalidade disso. E aí a gente se depara com a ausência de explicações”, comentou.




Para Tibúrcio, o impacto causado para Simões Filho é de exclusão, “porque à medida em que o governo altera o projeto original de VLT, em que passaria tecnologia via superfície, foi apresentada uma nova ferramenta que não contempla Simões Filho”. E caberia a nós, sabermos se essa tecnologia nos interessa. Quando qualquer governante muda o projeto, ele tem que explicar à sociedade. Esse assunto mexe com o futuro da gente”, afirmou.




A representante do movimento Trem de Ferro e secretária de Cultura de Alagoinhas, Iraci Gama, defendeu que “queremos trem de verdade. O VLT que foi trabalhado pedido e declarado pelo governador, que faria uma ligação até Dias D’ávila, e depois iria até Alagoinhas, é o que estamos querendo”. Além disso, ela comentou que toda a região do nordeste tem o veículo, “só na Bahia que perdeu a possibilidade de andar de trem. Foi inventado esse tal monotrilho e bota num valor tão alto que vai ser impossível para a comunidade pobre da Bahia pagar. Por tudo isso, não queremos o monotrilho. Que venha o VLT para servir a Salvador e demais cidades”, finalizou.




Além dos vereadores, a audiência também contou com a participação do secretário de Mobilidade Urbana, Jailson Soares; o arquiteto e urbanista apoiador técnico do Movimento Trem de Ferro/Ver de Trem, Carl Hauenschild; o coordenador de articulação social do Movimento Trem de Ferro, Gilbert Bahia e o presidente do conselho comunitário prefeitura-bairro Subúrbio/Ilha, Lázaro Conceição.

COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: VLT é tema de Audiência Pública na Câmara
VLT é tema de Audiência Pública na Câmara
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAx2RTdb8qk329CsQ-JU-MyK6sIJ4aqjwfiGkMGMo9q7j8F8v4-eHXrv9H6lDuCICIR0RvhO4OI8_PDHDKeZ8iRUCEmp25xv6Hxa1f-P8X3_TIMXygcDILI9w25aTvu0g3Gs7hAmwAF4K0DW7A61iQ6xrKcky3jhXZfHfn4WmD80gL5KIf0b2mX4Q8/w640-h427/IMG_6565.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAx2RTdb8qk329CsQ-JU-MyK6sIJ4aqjwfiGkMGMo9q7j8F8v4-eHXrv9H6lDuCICIR0RvhO4OI8_PDHDKeZ8iRUCEmp25xv6Hxa1f-P8X3_TIMXygcDILI9w25aTvu0g3Gs7hAmwAF4K0DW7A61iQ6xrKcky3jhXZfHfn4WmD80gL5KIf0b2mX4Q8/s72-w640-c-h427/IMG_6565.jpg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2022/03/vlt-e-tema-de-audiencia-publica-na.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2022/03/vlt-e-tema-de-audiencia-publica-na.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago