Simões Filho confirma caso de raiva em morcego e alerta sobre cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde, emitiu um alerta após confirmação de um caso de ...






A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde, emitiu um alerta após confirmação de um caso de raiva em um morcego. A notificação aconteceu após uma moradora do Loteamento Luís Eduardo Magalhães ser mordida por um morcego, no último domingo (23), e o animal testar positivo para a doença. A vítima foi atendida na rede pública de saúde municipal, recebeu todo suporte da Vigilância e Proteção à Saúde, suporte médico, recebeu as medidas de profilaxia, e passa bem.


Com a confirmação do caso, a Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados:
- É muito importante que cães e gatos domiciliados estejam vacinados contra a raiva;
- Se encontrar um morcego, não toque no animal e nem deixe que outras pessoas ou animais se aproximem;
- Isole o morcego em um recipiente para evitar fugas: utilize baldes ou caixas;
- Em casos de necessidade, entre em contato com a Vigilância e Controle de Zoonoses municipal pelo telefone: (71) 98951-7587 ou através do email: gerenciazoonosessf@gmail.


Nesse sentido, é importante destacar que o município segue promovendo a vacinação de cães e gatos, e que as atividades acontecem semanalmente, bairro a bairro, visando o conforto, bem-estar e a segurança da população. O cronograma de atividades é amplamente divulgado e pode ser conferido no site (prefeituradesimoesfilho.ba.gov.be) e nas redes sociais oficiais (@prefeituradeSimoesFilho).


A raiva é uma doença transmissível que pode atingir a todos os mamíferos, como: cães, gatos, bois, cavalos, morcegos e o homem. Ela é transmitida para o homem ou outros animais, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura.


O morcego é um reservatório natural da raiva. Por isso, o contato de morcegos com animais de estimação ou humanos sempre é considerado um acidente grave. Para proteger o animal doméstico da raiva, o tutor do pet deve vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente.

As autoridades em saúde orientam que, em caso de possível exposição ao vírus da raiva e/ou contato com o animal, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar uma Unidade de Saúde para atendimento.


A vigilância segue acompanhando o caso de perto.

COMENTÁRIOS

Nome

Bahia Brasil & Mundo Cultura Esportes Novidades Política RMS Sem Mesmice
false
ltr
item
O Kotidiano: Simões Filho confirma caso de raiva em morcego e alerta sobre cuidados
Simões Filho confirma caso de raiva em morcego e alerta sobre cuidados
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjki3F5FrnQScWK1nCa-ujpisZpRgEf0tuxzwNViiC-MBfCnNM1JB3NkPyatAWj-QvMFQMDj3J3tFnL5_ba47QouvVyNggeBAC0O8xhOEjijBQy8RDyrpHiXBImbk3DavB5EmNdeqxHxjOEp0oKLO_EG1HgkkO7nxnj9ev1J1QIj-u4fAudmWbCh4DI/w640-h426/Foto%20Paula%20Froes%20GOVBA2.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjki3F5FrnQScWK1nCa-ujpisZpRgEf0tuxzwNViiC-MBfCnNM1JB3NkPyatAWj-QvMFQMDj3J3tFnL5_ba47QouvVyNggeBAC0O8xhOEjijBQy8RDyrpHiXBImbk3DavB5EmNdeqxHxjOEp0oKLO_EG1HgkkO7nxnj9ev1J1QIj-u4fAudmWbCh4DI/s72-w640-c-h426/Foto%20Paula%20Froes%20GOVBA2.jpeg
O Kotidiano
http://www.okotidiano.com.br/2022/05/simoes-filho-confirma-caso-de-raiva-em.html
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/
http://www.okotidiano.com.br/2022/05/simoes-filho-confirma-caso-de-raiva-em.html
true
4030737518951757951
UTF-8
Not found any posts VEJA MAIS Saiba mais Reply Cancel reply Delete Publicado por Home PAGES PUBLICAÇÕES VEJA MAIS VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ARCHIVE BUSCAR POR O que você procura não foi encontrado Voltar a página incial do Portal Domingo Segunda Terçay Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago