A cidade de Simões Filho segue vacinando contra a Gripe e o Sarampo, e nesta neste sábado (14), as atividades serão voltadas para 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). No município, as atividades são realizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (SMS).



A secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, falou sobre a importância da iniciativa e destacou que a vacina é um principal mecanismo de proteção à vida. “Essa é mais uma iniciativa que visa ampliar o acesso às vacinas e atender as famílias que por algum motivo ainda não vacinaram os seus filhos. Além disso, a campanha tem como objetivo interromper a circulação do sarampo e também prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe”, destacou Brasileiro.



Vale lembrar que a vacinação segue acontecendo nas Unidades de Saúde, atendendo o público do grupo 2: Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; além de Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).



Em 2021, a cobertura nacional da primeira dose da vacina tríplice viral foi de 71% e a da segunda de apenas 50%, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Neste ano, o governo federal espera alcançar 95% do público infantil. Vale lembrar que o imunizante protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.



Sarampo:

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente fala, tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.



Vacina trivalente (Gripe)

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Poste um comentário