Poucos minutos após às 15h deste 1º de janeiro, na Câmara Federal, Lula e Alckimin se tornam oficialmente, presidente da república e vice. Lula que é do PT ocupa pela terceira vez este cargo aos 77 anos de idade, já o seu vice que foi adversário em outras eleições chega ao planalto pela primeira vez, eles foram eleitos em outubro com uma votação recorde, mais 60 milhões de votos.

Em seu primeiro discurso no plenário da Câmara Federal, alguns pontos podem ser destacados, fome, vacinas, Amazônia, acesso as universidades e moradia estão entre eles, mas a frase mais emblemática foi; "Democracia para sempre", quando o novo presidente se refere claramente aos ataques sofridos nos últimos anos ao regime democrático de direito.

Ao subir a rampa do palácio o presidente convidou cinco cidadãos brasileiros representando os mais de 200 milhões e toda sua diversidade, além de conduzir "Resistência " cadela do casal Lula e Janja, adotada pela primeira dama no período em que Lula esteve preso em Curitiba.

Um dos momentos mais esperados da posse era quem iria passar a tradicional faixa presidencial, já que o derrotado nas urnas, Bolsonaro deixou o pais dois dias antes da solenidade de posse. O momento da faixa é quando simbolicamente o "poder" é passado de mão, e teve destaque quando Luiz Inácio recebeu de uma das pessoas que o acompanhou na subida da rampa, Aline Sousa 33 anos que é catadora de recicláveis do Distrito Federal, a mensagem passada foi a de que o povo quem passou a faixa ao novo presidente.

Poste um comentário